Alcoolismo não é vício, é doença

ouvir notícia

.

Médicos sensibilizaram a população alcouteneja para a problemática do alccolismo e desmistificaram alguns conceitos errados que têm passado de geração em geração

.

Cerca de 100 pessoas assistiram em Alcoutim, na última semana, a uma palestra sobre alcoolismo que contou com a presença de Álvaro Pereira e António Camacho, médicos do Centro de Apoio aos Toxicodependentes de Olhão.

- Publicidade -

Depois de uma breve introdução à história do alcoolismo, António Camacho aproveitou para desfazer na audiência alguma “ideias feitas” sobre o álcool: “Não abre o apetite, não mata a sede, não aquece”.

“Por favor, nunca mais pensem que o alcoolismo é um vício”, avançou depois Álvaro Pereira, sublinhando o facto de o alcoolismo ser uma “doença do cérebro, como a alzheimer ou a esquizofrenia”.

Desmistificados alguns juízos sobre o álcool e sobre a doença, os médicos transmitiram ao auditório algumas ferramentas para ajudar o doente alcoólico a assumir-se e a querer tratar-se.

“Podem passar-se muitos anos desde que o doente tem o problema até assumi-lo”, alertou o médico Álvaro Pereira, prevenindo a luta difícil e demorada. Neste contexto, o médico e autarca Francisco Amaral, que moderou o debate, combinou com os palestrantes uma formação, para dar às famílias alcoutenejas técnicas que as ajudassem neste processo.

“Há uma inconsciência do alcoolismo, quase coletiva”, declarava o autarca de Alcoutim, frisando que “muitas vezes, não basta o alcoólico não acordar, como as pessoas que o rodeiam já não acreditarem na sua recuperação”.

“Porque é que nos sensibilizamos tanto com hipertensos e diabéticos e com os alcoólicos deixamos andar?”, concluía Álvaro Pereira, pedindo que estes doentes fossem verdadeiramente ajudados e que não se tivesse pena deles.

A partilha de experiências entre o público e os palestrantes fechou o encontro. Um contributo importante foi trazido por José Pepo, médico na Amareleja, que partilhou a sua experiência com esta comunidade, comprovando que o envolvimento e a responsabilização sociocultural ajudam a combater o alcoolismo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.