Alcoutim apresenta na BTL o primeiro “slide” transfronteiriço do mundo

ouvir notícia

.

O Município de Alcoutim esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), integrado no espaço do Algarve e, no primeiro dia, apresentou o primeiro “slide” (tirolesa) transfronteiriço do mundo, que liga a localidade espanhola de Sanlúcar do Guadiana e Alcoutim.

Este “slide”, colocado sobre o rio Guadiana, é dinamizado pela empresa Limite Zero e “é já uma mais-valia para a atração turística na região””, referem os responsáveis autárquicos.

Trata-se de uma iniciativa de David Jarman, inglês redicado em Espanha, que investiu cerca de 250 mil euros no projeto.

- Publicidade -

O promotor da atração fala de “uma experiência única e inesquecível” ao “atravessar o rio Guadiana, de Espanha até Portugal”. O “slide”, que começou a funcionar no final de 2013, tem 720 metros de comprimento e o utilizador atravessa o rio a uma velocidade entre os 70 e 80 quilómetros por hora.

“Os participantes são transportados com o equipamento e os capacetes em grupos de até oito pessoas no nosso veículo 4×4 até à plataforma de saída”, explicam os promotores, recordando que o início da aventura está na localidade espanhola de San Lúcar do Guadiana.

Quando se trata de espanhóis, o preço desta atividade inclui o bilhete para o regresso, de barco, desde Alcoutim até San Lúcar do Guadiana. Estes podem ficar em Alcoutim o tempo que desejarem, já que não há limite para a visita nem para apanhar o barco de regresso a Espanha.

Eventos para todo o ano

Alcoutim também aproveitou a BTL para apresentar a segunda edição do seu Festival de Caminhadas, que decorrerá de 8 a 10 de maio.

Tanto o “slide” como o festival pretendem “destacar e consolidar o território de Alcoutim nos domínios do desporto de aventura e turismo de natureza””, frisam os mesmos responsáveis da autarquia de Alcoutim.

Além do referido festival, Alcoutim promoveu ainda os restantes eventos que decorrem ao longo do ano, com destaque para a Feira de Doces d’ Avó, o Festival de Gastronomia “Sabores da Serra ao Rio” e a Feira de Artesanato e Etnografia.

Grande Rota do Guadiana em destaque

No âmbito da Associação Odiana, no sábado, às 17h00, foi apresentada a Grande Rota do Guadiana (GR15), um percurso pedestre que liga Alcoutim a Vila Real de Santo António, passando pelas aldeias de Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Corte das Donas, Odeleite e Azinhal e pela vila de Castro Marim.

Com um total de 65 quilómetros de vias pedestres, esta rota permite a interligação à Via Algarviana (Cabo de São Vicente – Alcoutim), à Ecovia do Algarve Litoral (VRSA – Cabo de São Vicente) e a vias internacionais na vizinha Espanha (Vias Verdes da Andalucía).

A BTL, a maior feira de turismo do país, começou na quarta-feira e decorreu até domingo na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Ao longo dos cinco dias foram ainda feitas degustações e provas de produtos tradicionais e doces regionais da serra do Algarve.

Domingos Viegas

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.