Alcoutim apresenta o catálogo e documentário “Vida e Obra do Dr. João Dias”

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Alcoutim vai apresentar, este sábado, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o catálogo e documentário da vida e obra do médico benemérito João Francisco Dias.

O trabalho em apresentação vai depois ser exposto no Núcleo Museológico Dr. João Dias, inaugurado no passado dia 13 de setembro.

O médico era natural de Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas foi em Alcoutim que se fixou e exerceu a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. Faleceu em 1955, com apenas 57 anos, e sua memória perpetua-se até hoje, como ótimo médico e cirurgião extraordinário.

- Publicidade -

O núcleo museológico, uma justa homenagem a esta personalidade, está instalado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e mostra a biblioteca privada do médico, material de consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita.

De referir que esta obra custou à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 74.000 euros e resultou de um protocolo celebrado entre a família de João Dias e a autarquia de Alcoutim.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.