Alcoutim: ATAS organiza excursão transfronteiriça

ouvir notícia

.

A Associação Transfronteiriça Alcoutim / Sanlúcar (ATAS) organizou recentemente, em parceria com o Município de Alcoutim, uma excursão transfronteiriça ao património histórico, natural e cultural de Faro.

Cerca de 40 pessoas de ambos os lados do rio, maioritariamente de Espanha, aderiram a esta iniciativa.

Foi um dia de partilha e experiência intercultural que começou com a visita à zona histórica da cidade, à Sé Catedral e ao seu Museu. Realizou-se uma visita guiada ao Museu Municipal de Faro, cujas exposições de arqueologia muito interessaram os participantes espanhóis, que não hesitaram em colocar questões aos guias.

- Publicidade -

Ao almoço de confraternização seguiu-se uma ida à Ilha de Faro, que muitos ainda não conheciam.

A Associação ATAS existe desde 1999 e teve na sua génese a demonstração às autoridades de Lisboa, Madrid e Sevilha de que a Ponte Alcoutim-Sanlúcar é uma aspiração da maior parte da população das duas vilas banhadas pela Guadiana.

O contexto político foi mudando e entretanto outras pontes culturais foram tomando forma. Desde 2009 que a ATAS tem desenvolvido actividades com maior frequência (www.atas-iberia.com) no sentido de aproximar cultural e socialmente Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.