Alcoutim: Câmara e ARS garantem continuidade da Unidade Móvel de Saúde

ouvir notícia

.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, João Moura Reis, e o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, assinaram ontem, em Faro, o protocolo de colaboração que garante a continuidade do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) naquele concelho.

O objetivo da UMS é a prestação de cuidados de saúde primários ao domicílio, da população mais carenciada, na maioria idosos, do interior do concelho de Alcoutim.

Os profissionais de saúde vão descolar-se na UMS à casa dos utentes mais idosos do concelho para prestar, todos os dias úteis, das 12h00 às 16h00, abrangendo numa primeira fase a freguesia de Martim Longo e, posteriormente, a restante população da sede do concelho.

- Publicidade -

No decorrer da reunião, que teve lugar na sede da ARS Algarve, João Moura Reis destacou o papel da autarquia neste processo, já que “tem-se empenhado para assegurar os cuidados de saúde aos seus munícipes de forma adequada, eficiente e eficaz”.

Aquele responsável destacou ainda a importância de partilha de sinergias entre o poder local e nacional, no sentido de otimizar os recursos humanos, financeiros e materiais.

A promoção da saúde e a prevenção da doença efetuada pelos profissionais de saúde (médico e enfermeiro) na UMS visa facilitar o acesso às consultas médicas domiciliárias programadas pelo médico de família e aos cuidados de enfermagem.

A UMS funciona no concelho de Alcoutim desde 2008.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.