ALGARVE ÚLTIMAS

Alcoutim corta na iluminação para poupar 13 mil euros

.

A Câmara Municipal de Alcoutim está atualmente a avançar com mais projetos de melhoria da iluminação pública. O objetivo é conseguir uma maior eficiência energética, reduzindo as despesas com a iluminação.

Assim, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutras povoações do concelho, ao abrigo do contrato entre a Câmara Municipal de Alcoutim e a EDP, em Penteadeiros, Diogo Dias e Azinhal (freguesia de Martim Longo) as lâmpadas de mercúrios (brancas) vão ser substituídas pelas de vapor de sódio (amarelas), com uma maior eficiência energética. Segundo a autarquia, nesta empreitada serão investidos cerca de sete mil euros.

Também com vista à diminuição de custos com a iluminação pública, a autarquia alcouteneja vai proceder à instalação de reguladores de fluxo nas sedes de freguesia do concelho – Alcoutim, Martim Longo, Pereiro, Giões e Vaqueiros.

“Os reguladores de fluxo permitem a redução dos níveis de luminância em períodos de menor atividade, sem qualquer risco para os munícipes”, adianta a câmara municipal, prevendo uma redução anual de cerca de 35 por cento no consumo, o que representa uma poupança de cerca de 13 mil euros.

A colocação de reguladores de fluxo nas sedes de freguesia é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste