Alcoutim e Sanlúcar acolhem Congresso de Cultura de Fronteira

Durante dois dias vão ser apresentados estudos de investigação e experiências em vários temas relacionados com a fronteira

ouvir notícia

As vilas raianas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (Espanha), vão acolher nos dias 23 e 24 de setembro o Congresso Internacional de Cultura de Fronteira e Património, anunciou a autarquia.

Durante dois dias vão ser apresentados estudos de investigação e experiências em vários temas relacionados com a fronteira, com eixos estratégicos em Paisagens e Arquiteturas Transfronteiriças, Património da cultura de fronteira: contrabando, movimentos populacionais, comércio transfronteiriço, afinidade e amizade, Turismo fronteiriço e revitalização do património nas zonas despovoadas e iniciativas e projetos de cooperação fronteiriça: dinamização cultural e despovoamento.

O evento marca o final do projeto de investigação “Projeto de I+D+I Património Cultural e Memórias Fronteiriças no Sul Ibérico”, que foi realizado desde 2020 com o objetivo de “promover o estudo dos territórios fronteiriços através de um trabalho de cooperação e o envolvimento das diferentes experiências de investigação e intervenção em heranças transfronteiriças”, segundo o comunicado.

- Publicidade -

Esta iniciativa é organizada pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, com o apoio das universidades do Algarve, Évora e dos municípios.

O encerramento do congresso será com o espetáculo musical “Coplas e Fado” com os cantores Mónica Severino e Sérgio Rodriguez, acompanhados pelos acordeonistas David Duarte e Rodrigo Maurício, no dia 24 de setembro, pelas 19:00, na Praça da República, em Alcoutim.

As inscrições podem ser feitas através dos e-mails [email protected] ou [email protected].

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.