Alcoutim: Festival do Contrabando confirma potencial e encanta milhares de visitantes

ouvir notícia

O ministro das Finanças, Mário Centeno, e o edil Osvaldo Gonçalves também passaram o rio a pé

.

Logo na sua primeira edição, o Festival do Contrabando, em Alcoutim, teve afluência de milhares de visitantes. Mesmo com os condicionalismos meteorológicos, as ruas encheram e a animação foi muita com a oportunidade única de realizar a travessia pedonal do Rio Guadiana, que marcou todos os que visitaram a localidade.

Segundo o presidente da câmara municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves, a realização deste festival integra-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, assente na promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural.

- Publicidade -

“Pretendemos criar um evento de referência e com expressão regional que assenta no critério de diferenciação e que se pretende como evento Âncora no programa cultural de Alcoutim” e desta forma “impulsionar o turismo e o desenvolvimento económico do concelho”, refere o autarca.

.

A cerimónia de abertura do Festival, contou com a presença de muitos ilustres convidados, entre os quais o ministro das Finanças, Mário Centeno, a Comissária do Programa “365 Algarve”, Dália Paulo, o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e a subdelegada do Governo Espanhol, Asunción Gravalos, que reforçaram a singularidade do evento e o potencial do mesmo.

Dez mil pessoas passaram o rio a pé

O Festival do Contrabando permitiu a realização de um sonho antigo da população local, a ligação através de uma ponte que unisse Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

A “ponte” obteve nos três dias do Festival cerca de 10.000 travessias, contabilizadas com a bilheteira da travessia, as passagens gratuitas dos munícipes e dos figurantes e participantes na prova de Trail, demonstrando o impacto do evento e o potencial que oferece áquele território, mesmo com as contrariedades climatológicas que condicionaram o acesso à mesma na tarde de domingo.

As vilas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana “vestiram-se” a rigor e proporcionaram um variado cartaz de eventos culturais. Os visitantes assistiram a espetáculos de música, teatro, artes e ofícios tradicionais, arte circense, animação musical, onde personagens como os contrabandistas e guardas-fiscais passearam pelas ruas.

Realizaram-se ‘workshops’ de ofícios tradicionais, debateu-se o tema nas Jornadas do Contrabando e decorreu uma prova desportiva, Trail del Guadiana – Historias de Contrabando. As fotografias tiradas nos dias do evento podem concorrer ao Concurso de Fotografia.

.

Durante o fim de semana, os visitantes tiveram a inda a oportunidade de perceber a história da região e do contrabando e asistiram a muita animação tendo sempre presente a beleza e imponência do Rio Guadiana.

Os sabores da serra e do rio foram mais uma das propostas deste festival, apreciar a diversidade que a gastronomia local oferece nesta época do ano e encontrar os doces tradicionais, sabores autênticos e inconfundíveis.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim, em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, e contou com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve, programa cultural “365 Algarve”, Junta de Andalucia e Mancomunidad da Betúria. Contou com o patrocinio da Fundación Cajasol e Sendae e a colaboração de dezenas de associações do concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.