Alcoutim: O que esvazia o concelho mais envelhecido do país?

ouvir notícia

Apesar dos apoios à juventude, natalidade, arrendamento e emprego, nada parece resultar na prática para atrair população jovem

Alcoutim é o concelho mais envelhecido da região algarvia. Faz ainda parte do grupo restrito de cinco municípios portugueses que na última década repartem a liderança do índice de envelhecimento no país.

Os números do Instituto Nacional de Estatística mostram que por ali vive uma criança por cada sete idosos. E basta andar pela vila ou por qualquer uma das quatro freguesias para constatar essa realidade: as ruas estão vazias e só se enchem nos funerais.

Quem por aqui passa nem acredita que o concelho de Alcoutim, onde a maioria das localidades estão recolhidas em plena serra do interior nordeste algarvio, chegou a ser um importante município no século XVI. Em 1950, a população ainda ultrapassava os 10 mil habitantes, mas desde então o declínio começou a acentuar-se… até aos nossos dias!

- Publicidade -

Hoje em dia, restam cerca de 2.500 habitantes. Quase metade (45%) tem mais de 65 anos e apenas 6,9% têm menos de 15 anos…

(REPORTAGEM COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – DIA 9 DE FEVEREIRO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.