Alcoutim prepara-se para três dias de festa

ouvir notícia

.

António Zambujo, Virgem Suta e Matias Damásio serão os cabeça de cartaz do programa da festa anual e Dia do Município. Animação volta a prolongar-se durante as três noites, com a discoteca no cais, até ao nascer do sol

DOMINGOS VIEGAS

As tradicionais Festas de Alcoutim reúnem anualmente milhares de pessoas, entre portugueses e espanhóis, e a edição deste ano vai decorrer entre sexta-feira e domingo com um programa que volta a prometer muita animação para todos e para todas as idades.

- Publicidade -

Trata-se da maior festa do concelho de Alcoutim e um evento que é ponto de encontro quase obrigatório, principalmente durante a noite, para os jovens dos municípios do Baixo Guadiana, de ambos os lados da fronteira. Nesta 66.ª edição, as Festas de Alcoutim têm como cabeças de cartaz, em termos de animação musical, António Zambujo (sexta-feira), os Virgem Suta (sábado) e os ritmos africanos de Matias Damásio (domingo).

“Embarque na Festa”

Este ano haverá uma inovação, o “Embarque na Festa”. Trata-se de um serviço de transporte gratuito que está disponível nos três dias, funciona entre Vaqueiros e Alcoutim, com paragem em Martim Longo, Giões e Pereiro, sendo o local de recolha de passageiros as paragens de autocarro da EVA.

“Este serviço que avança como experiência piloto, tem como objetivo diversificar as soluções de transporte para quem quer visitar a 66.ª Festa de Alcoutim de forma cómoda, segura e gratuita”, refere o presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves.

Sexta-feira

O arranque das festas acontece na manhã de sexta-feira (08 de setembro), com a habitual cerimónia do içar das bandeiras na Praça da República (10h00), seguida de uma arruada. Meia hora depois acontece a sessão solene do Dia do Município no Espaço Guadiana.

A animação noturna começa com um baile a cargo de Ganda Banda (22h00), seguindo-se o concerto de António Zambujo (meia-noite) e fogo de artifício (01h15). A Ganda Banda prossegue depois o baile a partir da 01h30 da madrugada. A música prolonga-se depois durante toda a madrugada, a partir das 04h00, com a já tradicional discoteca no cais, que neste primeiro dia será animada por Sunlize. Às 08h00 da manhã haverá cacau no rio para celebrar o nascer do sol e começar a recuperar forças para a noite seguinte.

Sábado

No sábado realiza-se o habitual jogo de futebol que colocará frente a frente jogadores de Alcoutim e da localidade espanhola de Sanlúcar do Guadiana (17h00). À mesma hora começa a animação de rua com La Banda de Brallan. Ás 18h00 haverá concerto na Praça da República com Alem Carrom.

Tal como na noite anterior o baile com a Ganda Banda começa às 22h00 e será interrompido à meia-noite para que os Virgem Suta subam ao palco. O fogo de artifício regressa pouco depois da 01h00, mas desta vez companhado por música. Depois, entre a 01h30 e as 04h00 da madrugada volta o baile com a Ganda Banda. Nesta segunda noite, a música da discoteca no cais será da responsabilidade KX Connections, que estará em palco até ao nascer do sol, hora de tomar o cacau quente.

Domingo

Para a manhã de domingo, último dia das festas, está agendada a quinta edição da prova de ciclismo integrada no II Troféu do Algarve (de ciclismo para todos), que começa às 08h30.

A tarde ficará marcada por três atividades tradicionais no rio Guadiana: a travessia a nado (15h45), a apanha do pato (16h40) e o pau de cebo (17h00). A animação de rua começa às 17h00 e às 19h00 haverá uma demonstração de zumba na Praça da República.

A partir das 22h00 a animação estará centrada no cais da vila, com o terceiro baile das festas animado pela Ganda Banda (regressa às 00h30), o concerto de Matias Damásio (23h00), o fogo de artifício (pouco depois da meia-noite) e a discoteca no cais, com Two Xplode e que nesta última noite arranca logo às 02h00. O cacau no rio será servido mais cedo, a partir das 06h00 da manhã.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.