Alcoutim: Protocolo garante funcionamento da extensão de saúde de Vaqueiros

ouvir notícia

.

.

O Município de Alcoutim aprovou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração a celebrar com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Junta de Freguesia de Vaqueiros que visa assegurar o funcionamento e manutenção da recentemente inaugurada Extensão de Saúde de Vaqueiros.

A unidade de saúde funciona no edifício da antiga Escola Primária de Vaqueiros, cedido gratuitamente pelo Município de Alcoutim à ARS após conclusão de obras de reconversão suportadas na totalidade pela autarquia. A Extensão de Saúde de Vaqueiros foi oficialmente inaugurada a 30 de novembro de 2017, pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

- Publicidade -

A ARS compromete-se a assegurar a prestação de cuidados primários de saúde através de médico e/ou enfermeiro em, pelo menos, um dia por semana e a contratar, procedendo ao respetivo pagamento, o fornecimento de água, luz e telefone. Compromete-se ainda a efetuar a manutenção, conservação e reparações das instalações e redes de eletricidade, comunicações, água e esgotos, excluindo a fossa sética, bem como de equipamentos cedidos.

Ao Município de Alcoutim cabe a manutenção, conservação e reparação de todo o imóvel, assim como os arranjos exteriores, em colaboração com a junta de freguesia que também fica responsável pela limpeza na totalidade do prédio cedido.

Refira-se que a Extensão de Saúde de Vaqueiros abrange cerca de 350 utentes, tendo sido encerrado em outubro de 2013, pela ARS, que alegou o estado em que as instalações se encontravam, forçando os utentes da freguesia de Vaqueiros, maioritariamente idosos, a deslocarem-se à Extensão de Saúde de Martim Longo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.