Alcoutim quer reduzir consumo de energia

ouvir notícia

.

O Município de Alcoutim e a EDP Distribuição assinaram recentemente um protocolo para a progressiva substituição da atual tecnologia da iluminação pública pela tecnologia LED.

O objetivo é introduzir a luminária LED como material de uso corrente na iluminação pública, ao abrigo dos atuais contratos municipais de concessão de distribuição de energia elétrica.

A tecnologia LED tem evoluído significativamente nos últimos anos, tornando-se mais madura a nível técnico, com grandes repercussões ao nível da diversidade de oferta e da redução de preços.

- Publicidade -

Numa perspetiva económica, a tecnologia LED é hoje claramente mais interessante do que a tecnologia de vapor de sódio de alta pressão (VSAP), em particular devido à sua superior eficiência energética.

Com base nestes pressupostos a autarquia alcouteneja e a EDP Distribuição entenderam como oportuno que as partes acordassem na revisão do Anexo I ao Contrato Tipo de Concessão. Nos termos do protocolo, será dada prioridade à criação de novas redes de iluminação pública, na substituição de luminárias de vapor de mercúrio e equipamentos obsoletos.

Assim, as novas redes de iluminação pública serão já com luminárias LED e será feita a substituição de luminárias de vapor de mercúrio e equipamentos obsoletos ou em mau estado de conservação. Toda a conservação, reparações e reforços das redes, continuam a ser asseguradas pela EDP Distribuição.

“Esta iniciativa permite reforçar a aposta na eficiência energética e na gestão inteligente das redes, com manifesta melhoria na qualidade de serviço. As medidas a adotar não só terão impacto na área ambiental como permitirão uma maior economia de custos”, garante a edilidade liderada pelo socialista Osvaldo dos Santos Gonçalves.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.