Alcoutim: Secretário de Estado inaugura escola que funciona há 13 anos

ouvir notícia

A Escola Prof. Joaquim Moreira funciona desde 1999, mas nenhum membro de qualquer dos governos se tinha deslocado a Martim Longo para a inaugurar oficialmente

O Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, estará esta terça-feira, pelas 11h00, em Martin Longo, concelho de Alcoutim, para a abertura do ano escolar. A cerimónia decorre na escola Prof. Joaquim Moreira, que, aproveitando a presença do membro do Governo, será também inaugurada oficialmente.

“A escola de Martim Longo foi aberta no ano de 1999. Durante os anos seguintes, a Câmara Municipal de Alcoutim endereçou ao Governo vários convites, para que se pudesse inaugurar a nova escola no concelho. As solicitações nunca foram atendidas e, volvidos 13 anos, a escola será agora finalmente inaugurada”, explica a autarquia alcouteneja em comunicado enviado às redações.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Alcoutim tem redobrado o apoio aos alunos do concelho, procurando responder a algumas dificuldades financeiras que assolam agora muitas famílias.

- Publicidade -

Para além das bolsas de estudo, atribuídas aos alunos que frequentam o ensino superior, a Câmara de Alcoutim concede anualmente um subsídio de 300 euros a cada turma, para uso coletivo na compra de material escolar, e um subsídio a todos os alunos do 1º ciclo, no valor total de 4.140 euros, com a finalidade de ajudar os pais na aquisição dos manuais escolares.

Em anos anteriores, a autarquia garantia já o pagamento do almoço a todas as crianças do 1º ciclo, bem como aos alunos do pré-escolar dos infantários do concelho, mas este ano o apoio foi alargado ao 2º e 3º ciclos, abrangendo agora cerca de 200 crianças.

A gratuidade do transporte escolar e de várias atividades extracurriculares e desportivas (futebol, futsal, voleibol, judo, canoagem, natação, dança, música…) são também iniciativas da autarquia alcouteneja, no sentido de apoiar e estimular a educação dos mais jovens.

O presidente da Câmara MUnicipal de Alcoutim, Francisco Amaral, garante que aquele conjunto de apoios “tem funcionado como fator de atratividade às escolas do concelho”, registando-se este ano um aumento dos alunos matriculados na escola de Alcoutim, contrariando uma tendência que se verificava há alguns anos”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.