Aldeia da Terra chega a Olhão

ouvir notícia

.

Há quem lhe chame “presépio” e também há quem a denomine banda desenhada a três dimensões. A exposição Aldeia da Terra será inaugurada este sábado no Auditório Municipal de Olhão

.

A partir de hoje, sábado, e até 30 de junho, o “foyer” do Auditório Municipal de Olhão recebe a exposição Aldeia da Terra, uma banda desenhada a três dimensões da aldeia mais caricata de Portugal, que está permanentemente em exposição em Arraiolos e que agora se desloca até Olhão.

- Publicidade -

A Aldeia da Terra é um projecto classificado de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura, da autoria dos artesãos Tiago Cabeça e Magda Ventura e do seu atelier de artesanato contemporâneo, a “Oficinadaterra”, que há mais de 13 anos conquista prémios e distinções.

Com loja própria em Évora há mais de uma década e oficinas em Arraiolos, foi também nesta localidade que abriram ao público esta original exposição permanente. A Aldeia da Terra é, nada mais nada menos do que a aldeia mais caricata de Portugal. Trata-se de uma banda desenhada a três dimensões, em barro, absolutamente improvável, sensível e irreverente, que não deixa indiferente o espírito mais sisudo.

Este enorme “presépio” pagão, situado no sopé da vila de Arraiolos e com vista para o castelo, composto por milhares de pequenas esculturas em terracota e a ocupar uma área de três mil metros quadrados a céu aberto (meio campo de futebol) está em crescimento diariamente.

Tiago e Magda, auxiliados pelos seus colaboradores, que também são seus familiares, acrescentam novas peças todos os dias, cheias de cor, movimento e imaginação. Elaboradas no local pelos próprios e à vista de todos, as personagens da Aldeia da Terra ganham vida em frente aos nossos olhos e até as crianças de podem experimentar o barro, criar a sua, com a ajuda dos pais e conselhos dos artesãos no local e levá-la para casa, ou deixar para ser cozida nos fornos cerâmicos desta dupla bem disposta.

Agora, parte do espólio da Aldeia da Terra vai estar acessível ao público do Algarve, graças ao convite do Auditório Municipal de Olhão para mostrar esta obra de grande riqueza.

Exposição de Pedro Figueiredo

Paralelamente, e também a partir deste sábado e até 30 de junho, o Auditório Municipal de Olhão acolhe uma exposição do escultor Pedro Figueiredo. Na escultura de Pedro Figueiredo encontramos uma tendência para a fantasia, para o universo imaginário e para a depuração da figura em que a reprodução do real não é a direção plástica da sua obra.

Pedro Figueiredo nasceu na Guarda, em 1974, licenciou-se em Escultura pela Escola Universitária de Coimbra, tem uma pós-graduação em Comunicação Estética e um mestrado em Artes Plásticas. Expõe individualmente e participa em simpósios desde 2001. Em 2003 ganhou o Prémio Revelação da XII Bienal de Vila Nova de Cerveira e em 2011 foi artista convidado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.