Aldeia histórica de Paderne promove Mostra do Folar

ouvir notícia

.

A aldeia de Paderne, concelho de Albufeira, volta a receber este fim de semana, de 31 de março a 1 de abril, a Mostra do Folar. Os visitantes da sétima edição do evento terão a oportunidade de apreciar este característico doce da Páscoa e alguns dos mais típicos pratos da gastronomia local, enquanto assistem aos espetáculos musicais agendados para os dois dias de festa.

O evento, uma iniciativa da junta de freguesia de Paderne, com o apoio da Câmara de Albufeira, irá ter lugar no parque de estacionamento junto ao Estádio João Campos, entre as 15h00 e as 22h00.

A Feira do Folar de Paderne é uma mostra de doces artesanais produzidos pelas associações participantes no certame, onde também não faltam as tasquinhas com comida típica e muita animação.

- Publicidade -

O folar, considerado o pão da Páscoa em Portugal, é confecionado de diferentes formas consoante as regiões do país. Em Paderne, a tradição dita que este doce típico tenha como ingredientes a canela, a banha, a erva-doce e o açúcar, que se juntam à massa de pão. No topo é colocado um ovo cozido e, antes de ir ao forno, o bolo é pincelado com gema de ovo, que lhe confere uma cor e brilho especiais.

Além desta iguaria caseira apreciada pelas gentes do barrocal algarvio, a mostra conta ainda com espetáculos de música e danças tradicionais. O primeiro dia será dedicado ao acordeão, com uma Gala Internacional abrilhantada por acordeonistas de renome nacional e internacional. Eugénia Lima (Portugal), Marie Petar (Sérvia), Mário Gato (Itália) e Francisco Saboia (Portugal) vão atuar na única freguesia de Portugal a possuir uma Casa Museu dedicada ao acordeão.

O duo ‘Rui & Miguel’ encerrará a noite de dia 31 de março com música para dançar. Já no domingo, sobem ao palco o Grupo Coral da Sociedade Musical e Recreio de Paderne, e os artistas populares ‘Bel’ e ‘Nuno Balbino’.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.