Algarve celebra Dia da Europa no Baixo Guadiana

ouvir notícia

.

O Baixo Guadiana, mais precisamente, as localidades de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) vão ser palco das celebrações do Dia da Europa, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 09 de maio, no âmbito da campanha “#30anos30iniciativas”.

Na parte da manhã decorrerão as cerimónias oficiais, no Revelim de Santo António, em Castro Marim, onde, além dos discursos dos autarcas portugueses e espanhol, do presidente da CCDR Algarve (David Santos) e do presidente da Eurocidade do Guadiana (Francisco Amaral), haverá lugar à participação de jovens artistas na área da música. Seguem-se as visitas a obras co-financiadas no território da Eurocidade do Guadiana, nomeadamente através de fundos de Cooperação Transfronteiriça e do PO Regional.

Em simultâneo, decorrerão atividades de informação e de sensibilização para a participação democrática e cidadania europeia destinadas à população escolar dos ensinos básico e secundário do território. Ao longo do dia, a Associação Portuguesa de Ambiente vai estar a dinamizar a iniciativa “Ribeiras Partilhadas” na Bacia Hidrográfica de Odeleite. Durante todo o dia, e em vários locais, a população vai ser convidada a “Pintar a Europa” em telas que mais tarde serão expostas na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

- Publicidade -

Reflexão histórica, debate e arte

A parte da tarde está reservada para dois momentos distintos de reflexão e de debate.

“Ler a Europa”, pelas 15h00, no Espaço Guadiana, em Alcoutim, promete ser um momento único na partilha viva, para quem protagonizou, de um lado e de outro da fronteira, o contrabando tradicional antes da abertura das fronteiras no seio da União Europeia.

A apresentação do livro “Contrabando Tradicional no Baixo Guadiana” está a cargo do antropólogo social Rafael Cáceres Feria, da Universidade de Olavide, em Sevilha, que tem quatro anos de investigação feita sobre a temática, precisamente, no Baixo Guadiana. O professor António Covas, especialista em assuntos europeus, será o comentador convidado.

Pelas 17h00, a Biblioteca Municipal de Castro Marim receberá o debate “30 anos depois, que futuro?”, que contará com a presença do presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, na qualidade de membro do Comité das Regiões, do secretário de Estado das Pescas e ex-‘eurodeputado’, José Apolinário, e da porta-voz do Parlamento da Andaluzia na Comissão de Assuntos Europeus.

O dia 9 de maio, Dia da Europa, encerra com arte. Pelas 18h30 a Casa do Sal, em Castro Marim, vai receber a inauguração de três exposições: “Eurocidade do Guadiana: 3 anos de iniciativas”, “Pintar Europa – Art in Progress” e “Cana e Luz por Vilma André”.

A data junta ainda as comemorações do Dia da Eurocidade do Guadiana, constituída por Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.