Algarve celebra Jornadas do Património até ao próximo domingo

ouvir notícia

Villa Romana de Milreu, em Estoi, no concelho de Faro

A partir desta sexa-feira e até ao próximo domingo, a Direção Regional de Cultura do Algarve associa‑se à celebração das Jornadas Europeias do Património (JEP), evento coordenado, a nível nacional, pelo IGESPAR, com várias iniciativas.

No Algarve foi escolhido o lema “A paisagem é a expressão do espaço que é vivido pelo Homem” (Gonçalo Ribeiro Telles) e as iniciativas propostas são “pretextos” de encontro, de descoberta, de reflexão com a nossa paisagem cultural, património e identidade.

Assim, a Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com diversas instituições da região, preparou um programa para este fim-de-semana, aberto ao público em geral, com todas as actividades gratuitas e com entrada nos monumentos gratuita durante os três dias comemorativos das Jornadas

- Publicidade -

Programação:

Estoi | Villa Romana de Milreu
Sexta-feira | 18h00 – Lançamento do livro “Cultura em Conferência”, edição dos textos de reflexão das mesas temáticas para o Plano Estratégico de Cultura para o Algarve.
Local: Pousada Palácio de Estoi.

Sábado | 16h30 – Recital de guitarra com Paulo Galvão, com o apoio da Academia de Música de Lagos.
Local: Templo de Milreu.

Domingo | 9h00 – 15h00 – “De Milreu a S. Brás de Alportel na pegada dos Romanos”, um passeio de descoberta pelas vias e estruturas urbanas romanas. Uma parceria com a Associação Al’portel e o Museu Municipal de Faro.

Monumentos Megalíticos de Alcalar
Sábado | 15h30 – 17h30 – “Do Centro Interpretativo ao povoado calcolítico e à necrópole de Monte Canelas” – um percurso acompanhado pela arqueóloga Elena Morán. Uma parceria com o Museu Municipal de Portimão e a Câmara Municipal de Lagos.

Ermida de N.ª Senhora de Guadalupe
Sábado | 15h30 – 16h30 – Arruada e Concerto pela Banda Filarmónica Silvense, no âmbito do projecto Filarmónicas dos Monumentos, uma co-produção da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Associação Regional das Filarmónicas do Algarve
Local: Concerto na Capela

Domingo | 17h00 – Exibição de “Memórias … de Guadalupe”, documentário sobre as duas festas que se realizam na Ermida: festa em honra de N.ª Sr.ª das Candeias, no dia 2 de Fevereiro e a festas da Espiga, na quinta-feira das Ascensão, comentado pelo Dr. Artur de Jesus. Uma iniciativa que pretende reforçar os laços de afectividade entre a população local e aquele monumento religioso.

Fortaleza de Sagres
Sexta, sábado e domingo | 10h30, 12h00, 14h00, 15h30, 17h00 – Convite a explorar os recantos do Promontório através de visitas acompanhadas.

Sábado | 18h00 – Conferência “O Património conventual e a paisagem urbana no Algarve”, proferida pela Prof.ª Doutora Catarina Marado.
Local: Auditório.

Domingo | 18h00 – Concerto “Jovens Solistas da Academia”, com o apoio da Academia de Música de Lagos.
Local: Capela de N.ª Sr.ª da Graça.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.