Até ao referendo para a saída do Reino Unido da União Europeia, realizado há uma semana, o Algarve era um dos destinos mais baratos para os turistas britânicos. Mas, de um dia para o outro, a libra começou a desvalorizar face ao euro, e o Algarve passou a ser mais caro para os ingleses, o principal mercado da região. O turismo algarvio está “muito preocupado” com as consequências desta situação, que ainda são difíceis de determinar
Há várias décadas que o mercado turístico do Reino Unido tem sido uma das principais apostas do turismo algarvio, representando já perto de 40 por cento do total dos turistas que passam férias no Algarve. O motivo é simples: para além das belas praias, da segurança e do sol radioso, a região algarvia é mais barata para os bolsos dos britânicos, já que, até à semana passada, a libra estava bem mais valorizada em relação ao euro. Ou seja, para os súbitos de sua majestade, até agora era mais barato comer nos restaurantes e dormir nos hotéis do Algarve…
(Notícia publicada na íntegra na última edição do JA – dia 30 de junho)
Nuno Couto | Jornal do Algarve