Algarve é a primeira região a ligar processo clínico eletrónico entre centros de saúde e hospitais

ouvir notícia

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve começou a implementar, na quarta-feira, a integração dos processos clínicos eletrónicos entre os três agrupamentos de centros de saúde (ACES) e os hospitais públicos da região (Hospital de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio).

Este novo processo vai permitir aos médicos visualizarem o historial clínico do utente em qualquer ponto da rede das unidades de saúde no Algarve, padronizar a informação e maximizar a eficiência. Este método coloca a região na linha da frente a nível nacional no que diz respeito à consulta do processo clínico entre as unidades de cuidados de saúde primários e hospitalares.

“Pretende-se com este novo processo, realizado através do Sistema de Apoio ao Médico (SAM), dotar os médicos de família e especialistas hospitalares com uma ferramenta útil e eficaz que promova o registo de dados de saúde de forma objectiva, sistemática, codificada e uniformizada, e partilhar os ficheiros clínicos dos doentes”, explicam os responsáveis da ARS-Algarve.

- Publicidade -

“Garante-se assim uma articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, agilizando os processos e optimizando as sinergias provenientes da articulação clínica”, acrescenram os mesmos responsáveis, sublinhando que este processo “visa melhorar a capacidade de reposta aos doentes tanto a nível de atendimento como de tratamento”.

A interligação entre os serviços de saúde visa aproximar os profissionais nos vários níveis do Serviço Nacional de Saúde e melhorar os cuidados de saúde dos utentes, evitando a duplicação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), de custos administrativos e de transporte.

De referir que a implementação deste sistema do processo clínico electrónico entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares no Algarve, encontra-se integrado no âmbito do projecto nacional de criação da Plataforma de Dados de Saúde, em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.