Algarve é a primeira região do país com um atlas do património

ouvir notícia

O Algarve é a primeira região a disponibilizar na internet informação georreferenciada sobre a totalidade dos seus bens culturais classificados ou em vias de classificação. (Na imagem: Fortaleza de Sagres)

A Direção Regional de Cultura do Algarve anunciou, na passada sexta-feira, a conclusão da atualização do “Atlas do Património Classificado e em vias de Classificação”. A tarefa de georreferenciação dos bens culturais imóveis foi efetuada em cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e contou com a colaboração das câmaras municipais.

O Algarve é assim a primeira região portuguesa a disponibilizar na internet informação georreferenciada sobre a totalidade dos seus bens culturais classificados ou em vias de classificação.

“A partir de agora, a atualização será constante, decorrente da evolução jurídica dos bens imóveis – classificação ou vias de classificação”, refere a direção regional em comunicado, frisando que o Algarve é a primeira região do país com todos os municípios atualizados.

- Publicidade -

Desta forma, a Direção Regional de Cultura pretende “democratizar” o acesso dos cidadãos a esta informação, “naquilo que consideramos ser uma boa prática de gestão do património e de divulgação dos bens culturais da região”.

O atlas pode ser facilmente acedido, através do sítio internet da Direção-Geral do Património Cultural, em http://geo.patrimoniocultural.pt/flexviewers/Atlas_Patrimonio/default.htm, onde se pode visualizar e pesquisar o património e zonas de proteção diretamente sobre o mapa ou através da localidade ou endereço, ou selecionando alguns temas de referência.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.