Algarve é campeão da recolha de pilhas e lixo elétrico e eletrónico

ouvir notícia

 

(Foto: Geração Depositrão/facebook)

.

Escola EB1 de Cabanas de Tavira volta a conquistar o primeiro lugar na região, pelo décimo ano consecutivo, num ‘ranking’ que este ano tem a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e a Escola EB-JI José Carlos da Maia (Olhão) nas segunda e terceira posições, respetivamente

- Publicidade -

DOMINGOS VIEGAS

Faro foi o distrito onde os alunos das escolas que aderiram à última edição do projeto “Geração Depositrão” recolheram mais pilhas e material elétrico e eletrónico para reciclagem. A Escola Básica 1 de Cabanas de Tavira (terceiro lugar a nível nacional), a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro), bem como a Escola Básica e Jardim de Infância José Carlos da Maia (Olhão), por esta ordem, ficaram nos três primeiros lugares.

Segundo os dados fornecidos pela ERP Portugal, entidade que desenvolve anualmente o projeto, só aquelas três escolas da região recolheram, no total, 18 toneladas de resíduos, das 21 recolhidas em todo o Algarve e das mais de 460 recolhidas em todo o país pelas mais de 900 escolas que aderiam a esta décima edição (ano letivo 2017/2018).

Refira-se que a EB1 de Cabanas de Tavira ficou sempre no primeiro lugar do ‘ranking’ desde que este projeto arrancou, há cerca de uma década. Desta vez, aquela escola obteve a terceira posição a nível nacional, e o primeiro no Algarve, na categoria de mais peso de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), com 13,7 toneladas, enquanto o primeiro lugar em mais peso de pilhas usadas foi conquistado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Este último estabelecimento foi ainda reconhecido com um dos prémios atribuídos a todos os que recolheram mais de 100 quilos de pilhas.

Este projeto atribui diversos prémios às escolas, com destaque para cartões de 500 euros em compras no Pingo Doce (que deverão ser entregues a uma instituição social local) e mais 500 euros em equipamentos das lojas Worten, ambos atribuídos a dez escolas, ou seja, as cinco primeiras da classificação “por peso total” e as cinco da classificação “peso por aluno”. A estes juntam-se lotes de equipamentos LG, cartões oferta no valor de 100 euros para fins sociais, cartões solidários no valor de 30 euros, liquidificadoras da marca Orima e “depositrões” para a recolha de pilhas.

Nesta última edição foi recolhido mais 11 por cento de resíduos do que na edição anterior. Atualmente, as mais de 900 escolas, de todo o país, participantes representam o envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de ensino, mas principalmente das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através do Programa Eco-Escolas.

“O compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação”, frisa Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal.

Esta responsável garante, ainda, que o projeto Geração Depositrão “continuará a estimular e educar os cidadãos para a adoção de boas práticas.”, reconhecendo que as escolas “são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar ativamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável.”

ERP significa European Recycling Platform (Plataforma Europeia de Reciclagem, em português) e foi fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 3 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos na Europa. A ERP já está a operar, além de Portugal, na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia e Israel (no Médio Oriente).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.