Algarve é referência europeia para envelhecimento ativo e saudável

ouvir notícia

Considerada por muitos a melhor região do mundo para viver a reforma, o Algarve acaba de ser considerado pela Comissão Europeia como um “Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável”. A distinção tem lugar esta quarta-feira, dia 25 de setembro, numa cerimónia que decorre em Aarhus, na Dinamarca, onde serão reconhecidos os Centros de Referência da Europa para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

O reconhecimento atribuído ao Algarve resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades, com destaque para o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC –Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, numa estratégia conjunta de colocar a investigação ao serviço da comunidade.

Ainda na passada semana, o ABC, a autarquia de Loulé e o Ministério da Saúde apresentaram um projeto pioneiro em Portugal que visa formar e apoiar os cidadãos, designadamente os mais idosos, para saberem utilizar os serviços de saúde online, como marcação de consultas, pedidos de receitas eletrónicas ou pedidos de documentos.

- Publicidade -

Este projeto começou em Loulé, mas irá estender-se a todo o Algarve em 2020, prevendo-se que no último trimestre do próximo ano possa estar a ser implementado no resto do país.

O objetivo do ABC é combater a iliteracia em saúde, melhorando o acesso à informação, designadamente de populações mais vulneráveis, quer pela idade quer pelo isolamento geográfico.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.