Algarve em alerta amarelo

ouvir notícia

A Direcção Geral da Saúde (DGS) mantém hoje o distrito de Faro sob aviso amarelo e alerta para os riscos do calor para a saúde, prevendo-se que a temperatura máxima ascenda aos 30 graus Celsius.

Também o Instituto de Meteorologia (IM) chama a atenção para o risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) no Funchal, o nível mais grave numa escala de cinco.

Em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada este risco é hoje muito elevado, o segundo nível mais grave.

- Publicidade -

O IM alerta que é aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao Sol.

A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, explicita o IM.

Quanto à exposição a temperaturas elevadas, os avisos da DGS têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região e relaciona-os com os efeitos na saúde das populações, sendo o amarelo o segundo menos grave numa escala de três.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcóolicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade, especialmente por nuvens altas.

O vento vai soprar entre fraco e moderado, podendo atingir rajadas de 60 quilómetros por hora no litoral oeste, sobretudo durante a tarde.

Podem ainda registar-se neblinas ou nevoeiros matinais.

O IM estima os valores máximos de temperatura de 22º no Porto, 26º em Lisboa, 30º em Faro e 25º em Ponta Delgada e no Funchal.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.