Algarve em seca fraca no final de março

ouvir notícia

Toda a região do Algarve estava, no final de março, em situação de seca fraca, segundo o último boletim climatológico do IPMA

Além do distrito de Faro, o IPMA revela ainda que também estão nesta situação alguns locais do Vale do Douro, Vale do Tejo e do Alentejo. 

No final de março, 81,3% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 18,1% em seca fraca e 0,6% em chuva fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

- Publicidade -

No final de fevereiro, 59,6% do continente estava em chuva fraca, 29,5% em normal, 10,4% em chuva moderada, 0,4% em chuva severa e 0,1% em seca fraca. 

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”. 

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica. 

No final de março, e em relação ao mês anterior, foi registada uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território. 

Os valores de percentagem de água no solo foram inferiores a 80% na generalidade das regiões, sendo de destacar alguns locais do Baixo Alentejo, com valores inferiores a 40%. 

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de março se classificou como quente e muito seco. 

O valor médio de temperatura média do ar, 12,57 graus Celsius, foi 0,66 graus superior ao valor normal 1971-2000. 

Quanto ao valor médio da temperatura média do ar, 18,65 graus, foi superior ao normal (+1,65 graus), sendo o 5.º maior valor desde 2000 (mais alto em 2009 com 19,91 graus). 

O valor médio de temperatura mínima do ar, 6,49 graus, foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -0,34 graus. 

O menor valor da temperatura (-3,6 graus) foi registado em Lamas de Mouro (Viana do Castelo), no dia 24 de março, e o maior valor (31,1 graus) em Dunas de Mira (Coimbra), no dia 31. 

No que diz respeito ao valor médio da quantidade de precipitação em março (15,3 milímetros) foi muito inferior ao valor normal 1971-2000 e corresponde a apenas 25%.  

“Não se verificou ocorrência de precipitação em grande parte do mês em todo o território, exceto nos dias 04, 05, 11 e 12”, segundo o boletim. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.