Algarve está a receber 20% dos ucranianos que chegam a Portugal

ouvir notícia

Pelo menos 1200 ucranianos fugidos da guerra já entraram no Algarve, segundo disse ao JA fonte do SEF, reportando-se aos últimos dados disponíveis, referentes ao passado fim-de-semana

Esse quantitativo corresponde a praticamente 20% de todos os refugiados da Ucrânia entrados em Portugal desde que o SEF contabiliza as entradas de ucranianos em busca de refúgio, registo ocorrido desde dia 2 de março: entraram nas fronteiras portuguesas desde esse dia 6390 nacionais daquela país.

A fonte do Serviço dos Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ressalvou que os números não deverão ser precisos, já que eles referem-se apenas a todos os refugiados que procuraram ajuda junto das autoridades portuguesas e/ou vieram em transportes fretados por associações de apoio, Organizações Não Governamentais e autarquias portuguesas, por exemplo.

“Há seguramente um número de refugiados que não conseguimos quantificar que receiam cadastrar-se nos nossos serviços, temendo que possam vir a ser deportados ou alguma outra consequência de constarem nos registos”, admitiu a fonte policial.


A maioria dos refugiados que entram no Algarve vêm em viaturas particulares ou carrinhas de 9 lugares, mas também há transportes de maior dimensão e organização: dados recolhidos pelo JA assinalam a existência de pelo menos cinco autocarros com cerca de 50 lugares cada, que partiram de VRSA, Olhão, Loulé, Albufeira e Portimão. Para trazer refugiados.

Uma organização casuística e improvisada


Esse transporte é acionado por organizações de apoio aos refugiados, quase sempre em colaboração com as autarquias. Juntam-se-lhe muitas vezes organizações particulares, cidadãos comuns e empresas, que desinteressadamente se propõem ajudar os fugitivos da guerra.


“Temos agendado para os próximos dias um autocarro para ir à Polónia buscar mais pessoas. Nenhum autocarro foi, até hoje, daqui de Albufeira, o que têm vindo são carrinhas de sete pessoas. As últimas que chegaram foram três carrinhas de nove lugares”, explica o fotógrafo Sérgio Morais, que na zona de Albufeira dá apoio a todos os que procuram Portugal ou querem trazer para aqui os seus familiares. Garante que até agora (antes da vinda do autocarro, previsto para meio da semana) chegaram à cidade central algarvia) mais de 50 pessoas. “Só no domingo chegam 30 e depois ainda há o autocarro”, enfatiza o português, casado com uma cidadã ucraniana, ambos membros da associação lisboeta Anjos da Misericórdia e de uma outra que lhe é associada, a algarvia Alegria do Leste.


Organizador cimeiro desta nova diáspora – “se calhar porque sou quem mais bem fala português”, aventa – , Sérgio Morais sublinha que a organização das partidas e chegadas se faz muitas vezes “ad hoc”, de forma casuística e improvisada: “Alguém diz ‘Temos aqui duas pessoas que têm que vir para o Algarve’. Alguém informa ‘os tipos do Porto vão lá agora e há dois lugares livres’. A gente chega ao Porto e agora tem que se arranjar maneira de quem traga do Porto. Uma ucraniana que é produtora de filmes consegui enfiá-la num carro que a trouxe até à Alemanha. E agora tenho que tentar que alguém que passe pela Alemanha a traga”, exemplifica. E garante que a escolha de Portugal – e por arrasto também do Algarve – se deve quase sempre a razões familiares: “Escolhem Portugal porque têm cá pessoas. É muito raro alguém vir por outra razão”.

Quando russos e ucranianos acabaram abraçados a chorar


Quando chegam esperam-nos condições pouco mais que sub-humanas de sobrevivência:

- Publicidade -


“Há o caso de uma senhora que vivia num T1 com o marido e o filho e recebeu 4 pessoas de família. Agora são sete pessoas num T1 e recorreram a nós. Mas no Algarve é difícil de arranjar casas para alugar todo o ano: “Posso dois ou três meses”. E lá conseguiram ,mas estão a empurrar a questão para a frente, que passados dois ou três meses cai-nos o problema ao colo novamente”.


“Há é pessoas que têm casas que usam para importar mão de obra do Porto e Lisboa. ‘Tem aqui casa mas tem que trabalhar para mim’. E para o imigrante também é bom porque fica logo com emprego”, enfatiza Sérgio Morais.


Sublinha que é grande a onda solidária que, por estes tempos, vai unindo povos de várias origens residentes no Algarve. E nem os russos escapam, observa, garantindo que mais de 95% dos que vieram da Rússia estão do lado do povo agora invadido, embora muitos tenham medo de o confessar. E conta até uma história, que viveu na primeira pessoa há poucos dias: “Um casal russo tinha um hotel em Portimão para pôr à nossa disposição com 50 quartos, porque estavam fechados no inverno. Com 20 voluntários fomos, limpámos aquilo de ponta a ponta. No dia em que chegámos, ia eu, a minha mulher e mais dois e estava lá o casal russo. Éramos seis. O casal de russos apresenta-se. O senhor começa a chorar a soluçar, abraça-se à minha mulher [ucraniana], a dizer ‘desculpa, desculpa’. Todos estávamos com um nó na garganta, todos começámos a chorar”.

João Prudêncio

Assine o Jornal do Algarve e aceda a conteúdos exclusivos para assinantes

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Castro Marim apresenta a maior taxa de redução de consumo de água

O município de Castro Marim é atualmente o concelho algarvio com a maior taxa...

Lápis azul também riscou sobre as crianças, diz investigadora

Comunicação social, livros, pinturas ou peças de teatro foram alguns dos alvos da censura...

Espetáculo de dança contemporânea sobe ao palco de Portimão

O Teatro Municipal de Portimão vai ser palco nos dias 26 e 27 de...

Bordalo II tapa campa de Salazar com “pro-biótico anti-fascista”

O artista português Bordalo II colocou uma caixa de medicamentos gigante na campa de...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.