Algarve já tem quatro cabeças de lista às legislativas

ouvir notícia

Anabela Afonso (Livre), Paulo Sá (CDU), João Vasconcelos (BE) e José Apolinário (PS)

José Apolinário (PS), João Vasconcelos (BE), Paulo Sá (CDU) e Anabela Afonso (Livre/Tempo de Avançar) foram os primeiros a avançar. A coligação PSD/CDS-PP só apresentará os seus candidatos em agosto

DOMINGOS VIEGAS

O PS foi, por enquanto, o último partido a apresentar o seu cabeça de lista pelo Algarve para as próximas eleições legislativas. Trata-se de José Apolinário e o nome foi anunciado no último fim de semana, pelo secretário geral do partido.

- Publicidade -

José Apolinário, natual do concelho de Olhão, é o atual presidente do conselho de administração da Docapesca. Foi deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, secretário de Estado das Pescas e presidente da Câmara Municipal de Faro. É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e foi presidente da associação académica daquela universidade. Também já foi presidente da Juventude Socialista e do PS-Algarve.

Na última semana, a mesa nacional do Bloco de Esquerda também ratificou o nome de João Vasconcelos como cabeça de lista por aquele partido, no Algarve. Em segundo lugar na lista está Leónia Norte, advogada e oriunda de Olhão, e em terceiro lugar José Moreira, professor universitário e dirigente do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

João Vasconcelos é professor de História em Portimão, de onde é natural, e dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda. Desde 2010, tem vindo a ter reconhecimento regional e nacional, enquanto dinamizador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), na luta contra as portagens nesta via. Em 2013 foi eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão. Em 2005 já tinha sido eleito para a Assembleia Municipal daquele concelho.

O PCP também já divulgou alguns dos primeiros candidatos da CDU, em vários distritos do país. Paulo Sá será o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Faro. Foi eleito pela primeira vez deputado à Assembleia da República nas últimas eleições legislativas, em 2011, nas quais, 20 anos depois, a CDU recuperou um deputado eleito pelo Algarve.

Ao longo do mandato, Paulo Sá deu voz a várias reivindicações dos trabalhadores e populações algarvias “tendo realizado no Algarve mais de três centenas de reuniões e encontros com entidades públicas e privadas”, explica o PCP. Apresentou cerca de 280 perguntas e requerimentos ao Governo e 24 projectos de resolução sobre assuntos de âmbito regional, além de dezenas de intervenções no plenário da Assembleia da República e nas comissões parlamentares.

Mas a primeira força política a apresentar as suas listas pelo Algarve foi a cologação Livre/Tempo de Avançar. A cabeça de lista é Anabela Afonso, natural da freguesia de Santa Bárbara de Nexe (Faro) e atual chefe de gabinete do reitor da Universidade do Algarve. Joaquim Costa, técnico da Câmara Municipal de Loulé, avança em segundo lugar.

Anabela Afonso é licenciada em Relações Internacionais, possui uma pós-licenciatura em Gestão Cultural e um mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, variante Teatro e Intervenção Social e Cultural. Foi técnica superior na Associação de Municípios do Algarve e na Câmara Municipal de Faro. Foi coordenadora da divisão de Cultura do Museu Municipal de Faro e esteve ligada à direção do Teatro das Figuras.

Os cabeças de lista da coligação PSD/CDS-PP serão apresentados na Festa do Pontal, o tradicional convívio dos sociais democratas algarvios, que se realiza em Quarteira, no próximo dia 15 de agosto, e que este ano contará com a presença de dirigentes do CDS-PP.

.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.