Algarve leva duas centenas de jovens ao Acampamento Nacional de Escoteiros

ouvir notícia

Os escoteiros de Vila Real de Santo António formaram um dos grupos que integrou a representação algarvia

O Jornal do Algarve explica-lhe o que é isto de ser escoteiro e o que é que as crianças e jovens aprendem nas atividades que desenvolvem diariamente nos diversos grupos de escoteiros

Domingos Viegas

Cerca de duas centenas de jovens escoteiros algarvios participaram, na última semana, no acampamento nacional da Associação de Escoteiros de Portugal, que decorreu na localidade de Arca, no sopé da Serra do Caramulo, para celebrar o centenário da criação do primeiro grupo de escoteiros em território português.

- Publicidade -

As crianças e jovens algarvios, entre os 10 e os 15 anos, participaram naquela comemoração em representação de grupos de escoteiros de várias localidades, desde Vila Real de Santo António a Lagoa, passando por Faro, Montenegro, Olhão e Almancil. Este acampamento nacional reuniu mais de 1600 escoteiros de vários países, entre os quais, e além de Portugal, Espanha, Alemanha, Rússia, Islândia, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

“Estes encontros servem, essencialmente, para que os jovens ponham em prática tudo o que aprenderam nos último anos no âmbito das técnicas de campo, convivência, orientação e outras artes escotistas”, explica David Carro, escoteiro chefe do Grupo 60 de Vila Real de Santo António, uma localidade onde o escotismo está presente desde 1926.

Aquele escoteiro acrescenta que nestes encontros “não deixa de haver uma certa competição”, mas frisa que “o mais importante é que os jovens descubram os seus pontos fracos e melhorem”. Aliás, e pegando na importância destes encontros para os jovens, David Carro aproveita para deixar um agradecimento: “Gostaríamos de agradecer à autarquia vila-realense pelo apoio prestado, nomeadamente o transporte de ida e volta”.

Formar o caráter

Mas, afinal, o que é que estes jovens aprendem e qual a utilidade na vida prática? David Carro explica que a aprendizagem nos grupos de escoteiros funciona “como um complemento à escola e à família”, pois inclui, entre outras atividades, técnicas de orientação, técnicas de campo, primeiros socorros, atividades náuticas, preservação do ambiente e, até, culinária, “para que aprendam a fazer a sua própria alimentação”, sublinha.

“Se o jovem sair do seu cantinho, terá conhecimentos para conseguir superar as dificuldades ou até mesmo sobreviver nas mais variadas situações, desde o dia a dia, até numa possibilidade de se perder no campo, passando por uma qualquer catástrofe que possa acontecer”, explica David Carro.

De acordo com este escoteiro chefe, as atividades dos escoteiros “são importantes para a formação do caráter das crianças e dos jovens” e, inclusivamente, “podem ajuda-los a definir o seu futuro profissional, pois alguns acabam por seguir carreiras de socorrista, de protetor do ambiente, de topógrafo…”

No entanto, David Carro lembra que há áreas da formação pessoal do indivíduo em que os grupos de escoteiros não intervêm: “Ao contrário do que acontece com os grupos de escutas, que estão ligados à Igreja Católica, os escoteiros mantiveram-se sempre à margem da religião e também da área política, porque defendemos que essa parte deve ficar para os pais”. Porém, “isto não significa, por exemplo, que os escoteiros sejam ateus, mas sim que aceitam todas as religiões”, explica.

Ações de voluntariado

Aquele encontro nacional de escoteiros coincidiu também com o Ano Internacional do Voluntariado, daí que algumas das atividades foram levadas a cabo neste âmbito, com foi o caso do controlo de vegetação infestante, bem como limpeza de matos e de caminhos florestais, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional.

“Aliás, e além das nossas atividades específicas, também realizamos habitualmente várias ações de voluntariado”, recorda David Carro, dando como exemplo as que o Grupo 60 da cidade pombalina levou a cabo recentemente em colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome e com a Cruz Vermelha.

Escoteiros de Portugal: A mais antiga organização juvenil do país

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa, para jovens, de utilidade pública e sem fins lucrativos. São os fundadores do escotismo em Portugal e a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando no nosso país o escotismo aberto a todos, independente, interconfessional e multiétnico.

Os Escoteiros de Portugal são a segunda maior associação juvenil portuguesa e contam com mais de 13 mil jovens em 145 unidades locais, espalhadas por Portugal Continental e Regiões Autónomas. Refira-se que mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista Portuguesa, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 25 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 216 países e territórios.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.