Algarve na linha da frente a reciclar

ouvir notícia

A região encaminhou para reciclagem perto de 22 mil toneladas de resíduos e embalagens em 2011, o que corresponde a uma média de 49,1 quilos por habitante.

A empresa responsável pelo tratamento dos resíduos no Algarve, a Algar, anunciou esta semana que a região atingiu a maior capitação de recolha de resíduos diferenciados em Portugal Continental no ano de 2011.

“Até outubro de 2011, a Algar encaminhou para reciclagem um total de 21.752 toneladas de resíduos de embalagem recicláveis, correspondentes a uma capitação de 49,1 quilos por habitante”, adiantou a empresa.

- Publicidade -

Em 2012, a Algar revelou que vai dedicar particular atenção ao desenvolvimento de infraestruturas e respetivos sistemas de tratamento. “Com a Central de Valorização Orgânica, a Algar irá valorizar parte dos resíduos biodegradáveis que atualmente são encaminhados para aterro (20.000 toneladas)”, frisou a empresa, sublinhando que a adoção deste tratamento vai ao encontro das metas comunitárias e da diretiva aterros, “posicionando o Sistema Multimunicipal da Algar e a região ao nível da aplicação das melhores práticas europeias (disponíveis) para este fluxo de resíduos”.

No próximo ano, a Algar prevê ainda implementar o Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás da Central de Valorização Orgânica, em São Brás de Alportel, onde dará também entrada em exploração a nova Unidade de Compostagem de Verdes.

Outros projetos previstos para 2012 são a construção da Célula C do Aterro Sanitário do Sotavento, em Cortelha, Salir, a entrada em exploração do Parque de Compostagem de Verdes de Albufeira e do Centro de Triagem e Valorização de RCD´s (Resíduos de Construção e Demolição) do Barlavento, em Portimão.

A entrada em funcionamento do Centro Eletroprodutor do Sotavento (em Cortelha, Salir) e ampliação do Centro Eletroprodutor do Barlavento (em Portimão) encontram-se também entre as atividades que merecerão particular destaque por parte da Algar.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.