Algarve participa com 39 equipas na competição nacional de gestão

ouvir notícia

.

Quatro escolas algarvias participam na terceira edição do concurso YBT (“Young Business Talents”), uma competição nacional de gestão, com prémios no valor de sete mil euros, que colocará frente a frente talentos do território continental e ilhas.

As 39 equipas compostas por jovens algarvios são oriundas da Escola Internacional Vale Verde (Lagos) e das escolas secundárias Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira) e de Vila Real de Santo António. A competição, que acaba de arrancar, estende-se até março de 2016, estando a final presencial prevista para maio de 2016.

Esta edição do YBT conta com 2357 alunos inscritos, num total de 754 equipas, oriundas de 123 estabelecimentos de ensino. Trata-se de um recorde de participações desde que o concurso chegou a Portugal, a que se junta ainda a participação de 102 professores. O Porto é o distrito mais representado, com 158 equipas, seguindo-se Braga, com 121, e Lisboa, com 71. Depois do Algarve (39 equipas), surgem os Açores, com 35, e a Madeira, com 28.

- Publicidade -

“Este recorde de participações revela o crescente entusiasmo que o concurso tem conquistado junto da comunidade escolar, visível no interesse que os desafios da gestão empresarial têm vindo a granjear”, refere José Diogo Soveral, diretor-geral da Praxis Portugal, entidade responsável pela edição portuguesa do YBT.

Refira-se que o YBT é a única competição do género que disponibiliza, de forma gratuita, um simulador profissional de gestão nas salas de aulas das escolas de todo o país. Para vencedores está reservado um prémio no valor de sete mil euros.

Estimular o espírito empreendedor

O concurso, organizado pela Nivea com o apoio da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, vai permitir demostrar o espírito empreendedor dos estudantes portugueses, que irão competir entre si, definindo estratégias empresariais em áreas como as finanças, a economia ou os recursos humanos.

Para isso, terão à disposição um potente simulador, capaz de processar 113 decisões por operação, funcionando como uma privilegiada ferramenta prática para a aplicação dos conceitos teóricos lecionados na sala de aula. Os alunos são responsáveis por todas as decisões, desde as mais estratégicas, como o posicionamento das marcas ou os investimentos em imobilizado, até às mais táticas, como a promoção de vendas ou os planos de meios.

“O Young Business Talents contribui de forma decisiva para estimular o espírito empreendedor dos alunos, que vestem a pele de um gestor de topo, estabelecendo uma ponte fundamental entre as vertentes teórica e prática, pelo que se assume também como um instrumento pedagógico de grande valor para a comunidade docente”, conclui José Diogo Soveral.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.