Algarve recebe visitas de jornalistas e escritores de vinho

ouvir notícia

A região algarvia recebeu, entre 5 e 8 de outubro, a visita de duas jornalistas de vinhos da prestigiada Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos (FIJEV). A iniciativa foi promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), com o objetivo de “visitar alguns produtores algarvios e de ficarem a conhecer melhor a região e o seu potencial vinícola”.

Já no ano passado, a região teve a visita de três jornalistas estrangeiros e, este ano, a iniciativa manteve-se com a presença de duas jornalistas – Lisete Osório e Marie Roginska – de Portugal e França, respetivamente.

Lisete Osório escreve para publicações em Espanha e também é ela própria produtora de vinho a partir de uma propriedade familiar no Douro, tendo por isso a experiência prática da produção aliada à degustação. Já Marie Roginska é também ela uma pessoa cujos saberes vão para além da avaliação dos vinhos, pois é formada em enologia e tem os conhecimentos técnicos associados à vinificação.

- Publicidade -

O programa de três dias contou com diversas visitas aos produtores, que receberam nas suas instalações as visitantes e deram a conhecer, para além dos vinhos, os projetos, a história e as motivações para a produção dos néctares algarvios.

Vinhos do Algarve presentes nas feiras de Beja e Lisboa

Para Lisete Osório, esta era uma visita há muito desejada e quando surgiu a oportunidade nem hesitou, pois confessa que “conhecia muito pouco sobre os vinhos da região e que vinha cada vez mais a ouvir falar deles, querendo por isso aprofundar o seu conhecimento e informação sobre o Algarve e o seu estado atual de produção”.

Por seu lado, Marie Roginska, também ela pela primeira vez na região, considerou ser “refrescante poder conhecer e escrever sobre uma região para mim desconhecida”. “Normalmente, as visitas são organizadas para outras regiões mais conhecidas, mas estamos sempre desejosas de novidades e de experimentar e conhecer outros projetos, como sucede aqui no Algarve”, referiu.

Além desta ação promocional, muito importante para a divulgação dos vinhos algarvios, a CVA esteve ainda na feira Vinipax, em Beja, na semana passada. Este certame, que vai na 12ª edição, constituiu uma das mais importantes mostras vínicas a sul do país.

Neste sentido, a CVA irá também estar presente no grande evento de vinhos do Campo Pequeno – “O Mercado de Vinhos” – que decorre de 19 a 21 de outubro, em Lisboa, e que irá contar com uma boa presença de vários produtores algarvios, que, através do espaço cedido pela CVA ou em stand próprio, irão dar a conhecer ou reforçar a sua presença no mercado de Lisboa.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.