163 milhões de turistas pernoitaram no Algarve nos últimos dez anos

ouvir notícia

O turismo algarvio vive o melhor momento dos últimos anos

Nunca o Algarve recebeu tantos turistas como agora. O verão ainda está à porta, mas já é quase certo que a região vai continuar a bater recordes. A fasquia da hotelaria algarvia em 2017 é tentar alcançar os 19 milhões de turistas, depois de no ano passado ter recebido 18,1 milhões, um número muito acima do registado há 10 anos, quando rondava os 14 milhões. O JA fez as contas e apurou que, ao todo, só nos últimos 10 anos, mais de 163 milhões de turistas pernoitaram no Algarve…! Impressionante para um país com menos de 10 milhões de habitantes e para uma região com cerca de 450 mil…

O Jornal do Algarve fez as contas, com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), e concluiu que, nos últimos 10 anos, mais de 163 milhões de turistas pernoitaram na região, a maioria proveniente do Reino Unido, mas também cada vez mais alemães, franceses, espanhóis e, claro, portugueses. Só para ter uma ideia, no mesmo período, dormiram nos estabelecimentos hoteleiros de Lisboa menos de 40 milhões de turistas, o que diz bem do peso do turismo algarvio para a economia nacional.

Segundo os dados do INE, desde 2004, ano em que se realizou em Portugal o campeonato da Europa de futebol, até 2016 registou-se sempre um aumento do número de dormidas no Algarve, com exceção dos anos de 2008 e 2009, que coincidiram com o início da crise.

- Publicidade -

No ano passado, o número de turistas que pernoitaram no Algarve foi de 18,1 milhões, marca nunca antes alcançada por nenhum destino turístico nacional. O Algarve alcançou o primeiro lugar em Portugal não apenas em relação às dormidas de estrangeiros (14,2 milhões), como também de residentes (3,9 milhões).

Já em 2004, o número de dormidas foi de 13,2 milhões (menos 4,9 milhões em relação a 2016)…

(NOTÍCIA COMPLETA PUBLICADA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 15 DE JUNHO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.