Algarve resgata provérbios que são mais que palavras

ouvir notícia

.

Os provérbios têm origem na sabedoria popular, traduzem conhecimentos e crenças e representam uma forma de resgate e lembrança de uma cultura. “São frases curtas que encerram uma longa experiência” e podem ajudar na vida diária, explica ao JA o presidente da Associação Internacional de Paremiologia (AIP), sedeada em Tavira. Rui Soares, que lidera a única entidade no mundo que se dedica ao estudo científico dos provérbios, frisa que eles são usados “quer pelo povo quer pelos intelectuais” para “convencer, conquistar ou instruir”. “Não é por acaso que os políticos estão a usá-los com alguma frequência”, afirma.

“A uso de Loulé, o homem a cavalo e a mulher a pé”. “Chaves de Faro, prados de Loulé, caiados de São Brás, olho vivo e pé atrás”. “Deus te salve Algarve que tantos figos dás”. “Eu bem te conheço alfarroba: és bem pior que uma loba”. “No Algarve, do mar a mesa; da serra, a sobremesa”. “Se tens bom gosto, vai a Tavira em agosto”. Estes são alguns dos exemplos de provérbios que continuam na boca de toda a gente e a ser usados na região algarvia.

“É nosso objetivo não deixar morrer este património, cujo lastro se encontra na observação das experiências vividas”, realça ao JA Rui Soares, presidente da AIP.

- Publicidade -

Esta associação, criada em maio de 2008, na cidade de Tavira, é a única em todo o mundo que se debruça sobre o estudo científico dos provérbios (paremiologia). “A AIP dá especial atenção à transmissão de conhecimentos e valores entre as gerações e, por isso, privilegia atividades que favoreçam o diálogo entre alunos de escolas e idosos nos lares da terceira idade”, refere o responsável. Assim, se por um lado os mais novos beneficiam com o saber popular dos mais velhos, “a evocação de situações passadas é como que uma terapia para o retardamento de certas enfermidades dos idosos”…

(Toda a reportagem na última edição do JA – 4 de abril)

NC/JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.