Algarve sob aviso amarelo devido à agitação marítima

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica

ouvir notícia

Os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão com aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Braga e Viseu estão hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte.

O aviso vai prolongar-se até às 15:00 de hoje e depois repete, entre as 09:00 e as 15:00 de terça-feira.

- Publicidade -

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Castelo Branco, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga por causa do vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

Castelo Branco e Guarda vão estar igualmente com aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 1.400 metros, com acumulação de 1.600 metros, que poderá ser de dois centímetros na Torre da Serra da Estrela.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto e períodos de chuva, mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde.

Há também possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda ocasional de granizo, na região Norte até meio tarde e queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1.200/1.400 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento moderado de oeste, por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte com rajadas até 95 km/h nas terras altas e neblina temporária até final da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.