Algarve sob aviso laranja: Barras encerradas e rajadas de vento com 110 km/h

ouvir notícia

.

.

O Algarve continua sob aviso laranja devido, principalmente, à chuva e ao vento forte, com rajada que podem chegar aos 110 quilómetros por hora durante esta quinta-feira. Mantêm-se encerradas seis barras na região.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o céu apresente períodos com menos nebulosidade a partir da tarde, mas continuarão os aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, diminuindo de frequência a partir da tarde.

- Publicidade -

O IPMA prevê ainda que continue o vento moderado a forte (30 a 45 km/h), mas rodando do quadrante sul para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando temporariamente forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h nas regiões do sul em especial durante o início a tarde, sendo forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 110 km/h, nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado (15 a 30 km/h) a partir do fim da tarde.

Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas e a temperatura mínima vai sofrer uma pequena descida.

A ondulação é de sudoeste com 5 a 6 metros, mas prevê-se que diminua para 4 metros a partir do fim da tarde.

Continuam encerradas as barras de Alvor, Albufeira, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António devido à forte agitação marítima.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lançou um aviso especial aos pescadores lúdicos de pesca à cana, aconselhando-os a evitar “pescar junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que o mar nestas situações extremas alcança muitas vezes zonas aparentemente seguras”. E aconselhou a população em geral a evitar passeios junto à costa e nas praias.

De acordo com a previsão do IPMA, a chuva deverá continuar, pelo menos, até à próxima terça-feira, embora estejam previstas algumas abertas, principalmente no domingo e na segunda-feira.

Domingos Viegas

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.