Algarve também quer ser um “paraíso de cruzeiros”

ouvir notícia

O investimento de 17,5 milhões que está previsto para o porto de Portimão vai permitir a receção de navios cruzeiros até 272 metros, em vez dos atuais navios de cerca de 215 metros

Enquanto os portos de Lisboa e do Funchal continuam a bater recordes, os portos algarvios continuam a ver passar navios. Em Portimão, o porto só deverá estar operacional para acolher grandes cruzeiros a partir de outubro de 2020, podendo passar dos atuais 30 mil para os 180 mil passageiros anuais. O Parlamento pede urgência nestas obras e recomenda ainda ao Governo que estude a possibilidade de utilização do porto de Faro neste segmento. Estes investimentos poderão representar “um fator de decisiva importância para o desenvolvimento deste segmento de negócio na região”

 

Os portos do Funchal (Madeira) e de Lisboa bateram novos recordes de cruzeiros em 2017 e as perspetivas são muito otimistas para 2018. O primeiro terminou o ano passado com cerca de 540 mil passageiros, o que lhe valeu de novo a liderança em termos nacionais, enquanto o segundo ultrapassou os 522 mil passageiros.

- Publicidade -

Já os números do porto de Portimão são bem diferentes, apesar de indicarem igualmente que este é um segmento turístico em franca expansão: no ano passado, o número de escalas foi de 71 e o número de passageiros ficou abaixo dos 30 mil. Em 2018, esta infraestrutura portuária prevê atingir um novo recorde de navios de cruzeiro, projetando para este ano um total de 79 escalas e mais de 35 mil passageiros.

Ou seja, o turismo de cruzeiros está em alta, apesar de ainda estar longe de atingir todo o seu potencial. Isto porque, o porto de Portimão aguarda há vários anos por obras para receber grandes navios e, assim, entrar definitivamente na rota das grandes companhias internacionais. Por enquanto, os navios com mais de 215 metros têm de ficar ao largo de Portimão, o que torna o destino menos atrativo…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 10 DE MAIO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.