Algarve Tech Hub reúne entidades em prol de uma região mais competitiva

A sessão de trabalho foi presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas

ouvir notícia

A Universidade do Algarve e as associações Algarve STP e Algarve Evolution realizaram uma sessão de trabalho, no dia 19 de abril, na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, que juntou vários parceiros, empenhados em transformar a região num centro inovador e competitivo.

A sessão foi seguida da assinatura de um Memorando de Entendimento para a Algarve Tech Hub (ATH), assinado por 26 entidades.

A missão da ATH é a criação de uma dinâmica de cooperação no âmbito do ecossistema tecnológico capaz de agregar empresas, instituições e pessoas na consolidação de know how nas áreas tecnológicas estratégicas para a região, nomeadamente Hospitality Tech, Ocean Tech, Agro Tech, Health Tech e Energy Tech, com o objetivo de criar um ecossistema competitivo à escala global, capaz de posicionar o Algarve enquanto Tech Hub Lifestyle de referência em todo o mundo.

- Publicidade -

O Memorando de Entendimento, assinado esta terça-feira, enquadra-se no âmbito da Estratégia Colaborativa Algarve Tech Hub 2020-2030, um plano de ação desenhado para ser um motor de transformação capaz de posicionar o Algarve na linha da frente como região digital reconhecida e competitiva à escala global. O documento visa a criação das condições de contexto para a implementação, monitorização e avaliação dessa estratégia, numa perspetiva de inovação colaborativa, aberta e equilibrada, entre os agentes interessados no desenvolvimento do ecossistema tecnológico regional.

De acordo com o Memorando, os signatários “concordam em unir esforços para promover o desenvolvimento do setor tecnológico do Algarve, potenciando as suas forças, vencendo as suas fraquezas, aproveitando as oportunidades e contornando as ameaças, com a consciência de que tal só será possível no quadro de uma forte parceria, em que todos agentes interessados se articulem em prol do desenvolvimento do ecossistema tecnológico regional”.

Comprometem-se a “desenvolver um trabalho articulado, colaborativo e continuado de promoção do desenvolvimento do setor, através da implementação de projetos e iniciativas que contribuam para a concretização das atividades e objetivos da Estratégia Colaborativa Algarve Tech Hub 2020-2030”.

Ainda de acordo com o Memorando, os signatários concordam em participar na definição e implementação de mecanismos apropriados para a coordenação, monitorização e avaliação da estratégia colaborativa, privilegiando a utilização da marca Algarve Tech Hub nos projetos e iniciativas enquadráveis na referida estratégia.

A sessão de trabalho foi presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, que contou ainda com as intervenções do presidente da direção da Associação Algarve Science and Technology Partnerships, Francisco Serra, do presidente da direção da Associação Algarve Evolution, Miguel Fernandes e de todos os representantes das entidades presentes.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.