Algarve tem 4 milhões para investir na eficiência energética

ouvir notícia

Nas empresas, os apoios servem para adquirir veículos elétricos ou instalar painéis solares. Nos edifícios públicos ou privados, destinam-se à instalação de isolamento térmico e de iluminação que implique poupança de energia

O Governo vai disponibilizar quatro milhões de euros para aumentar a eficiência energética de empresas, administração local, habitação social e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Algarve.

No caso das empresas, os apoios podem servir para instalação de novas tecnologias mais eficientes, substituição de frotas através da aquisição de veículos elétricos ou a gás natural, ou instalação de painéis solares e outras fontes de energia renovável.

- Publicidade -

Nos edifícios públicos ou privados, podem destinar-se à instalação de isolamento térmico na envolvente de edifícios, à instalação de janelas com corte térmico ou a soluções de iluminação que impliquem poupança de energia.

A nível nacional, a verba disponibilizada ascende 101 milhões de euros. Segundo o Governo, “são 24,5 milhões de euros para empresas, 32,5 milhões para IPSS, 19 milhões para edifícios da administração local e 25 milhões para edifícios de habitação social”.

Dividindo o total da verba por regiões, Lisboa vai ficar com a maior fatia do dinheiro (33 milhões de euros), seguida do Centro (26 milhões de euros) e do Norte (25 milhões de euros), enquanto o Alentejo arrecada 13 milhões de euros e o Algarve apenas 4 milhões de euros.

Este financiamento será disponibilizado através dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 e está enquadrado no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC). “Os apoios agora anunciados são parte de um total de 730 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Coesão destinados, no âmbito do Portugal 2020, à melhoria da eficiência energética em Portugal Continental”, esclarece o Governo em comunicado.

Entretanto, já estão previstos diversos seminários de divulgação dos avisos de concurso para as empresas e IPSS de norte a sul do país, sendo que, no caso do Algarve, a iniciativa vai ter lugar, no próximo dia 29 de outubro, na sede da CCDR em Faro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.