Algarvios na Internet – 4 casos de sucesso

ouvir notícia

A Internet mudou para sempre a maneira como cada um de nós se relaciona com o mundo. Sites de notícias substituíram os tradicionais jornais e revistas, redes sociais impactaram a maneira como nos relacionamos com amigos e familiares, e novas plataformas de streaming têm vindo a revolucionar a forma como consumimos entretenimento. No Algarve, a extensa costa e belíssimas paisagens naturais fazem com que a região seja perfeita para aqueles que apreciam actividades ao ar livre; mas também existem muitos jovens que se dedicam a ganhar dinheiro, gerar conteúdo, ou comunicar com fãs através da Internet.
No contexto de um mundo cada vez mais digital, os jovens algarvios começam a levar a sua actividade online cada vez mais longe e de forma cada vez mais profissional. Hoje decidimos explorar 4 casos de sucesso made in Algarve assinados por jovens que utilizam a Internet como a sua principal “base de operações”. Do YouTube aos e-sports, eles têm vindo a provar que não é preciso sair do Sul para causar um impacto em todo o país.

Catarina Cunha – YouTuber

A criadora do canal de YouTube “Palavra de Catarina” tem apenas 19 anos, mas já conquistou a atenção de mais de 2 mil seguidores. Através da Internet, Catarina promove as suas opiniões pessoais relativas aos tópicos mais controversos da actualidade, focando-se também em partilhar situações relacionadas com a sua vida pessoal. A jovem de Portimão começou o canal em 2018; na altura, tudo não passava de uma brincadeira, uma forma de passar o tempo livre em frente da webcam. Hoje, a jovem Catarina leva o seu canal no YouTube bastante mais a sério e esforça-se por satisfazer a sua base de seguidores com conteúdo original assíduo e de qualidade. Como Catarina, outros jovens algarvios têm vindo a escolher o YouTube para promover as suas opiniões e histórias pessoais. São os casos da estudante de Ciências da Comunicação Catarina Marreiros e de André Jesus, o autor do canal “Zen-Nome”, que se dedica a abordar temas da actualidade de forma cómica e divertida.

Tiago “Achas” Branco – Poker Online

O poker tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade em Portugal, e o Algarve pode-se orgulhar do seu próprio caso de sucesso. O jogador profissional de poker Tiago Branco, também conhecido pelo nickname “Achas”, tem vindo a causar impacto na cena de poker nacional. Apesar de se dedicar maioritariamente a jogar em torneios online em sites como o poker 888, Tiago já levou o seu talento para as mesas de poker “a sério”. Em 2016, por exemplo, ele foi o grande vencedor do WPT National Iberia II, um torneio do circuito profissional do poker onde mediu força com alguns dos melhores jogadores da Península Ibérica. O jovem algarvio encontrou no poker uma paixão e uma vocação, e tem sido um dos representantes do Sul do país na cada vez mais importante cena nacional. Portugal é um dos países da Europa onde mais pessoas jogam poker, o que tem motivado as grandes marcas de sites online de poker a investir cada vez mais em território nacional.

- Publicidade -

Emelly Evelyn – Instagram

A influencer do Instagram Emelly Evelyn até pode ter nascido em Salvador da Bahia, no Brasil, mas é a partir de Tavira que gere a sua popular página de Instagram. Lá, Emelly partilha dicas de beleza, conselhos de maquilhagem, e selfies. O seu estilo ímpar vai-lhe valendo o apoio de mais de 7 mil seguidores e a influencer já foi contactada por várias marcas à procura de promoção. O Instagram é uma das redes sociais mais influentes da Internet, e uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro online. No Algarve, outros influencers de sucesso que utilizam esta rede social incluem o fotógrafo e artista digital João Lobo Almeida e a professora de Yoga Andreia Carvalhal, que se dedica a publicar sessões fotográficas em que surge junto de praias e monumentos históricos da região do Algarve.

Portimonense SC – e-Sports

Os e-Sports chegaram para ficar e até já há quem fale num potencial futuro olímpico para a modalidade. A ideia por detrás dos e-Sports é muito simples: eles procuram funcionar como um modelo profissional competitivo em que jogadores de jogos de vídeo e de computador testam as suas habilidades no contexto de um torneio. O Portimonense já se associou à tendência e as coisas têm corrido bastante bem para a equipa de e-Sports do emblema algarvio. A equipa de e-Sports do Portimonense é mesmo patrocinada pelo Jornal do Agarve, e dedica-se essencialmente a simuladores de jogos de futebol, como os populares FIFA e PES (Pro Evolution Soccer). Tal como acontece em muitos desportos, os e-Sports são caracterizados por contratações, patrocínios milionários, e pelo apoio de uma pequena mas sólida base de fãs. A modalidade tem espaço para crescer em Portugal e tem vindo a contar com o apoio de diversos canais de comunicação, como a RTP.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.