Aljezur apresenta exposição contra a violência de género

ouvir notícia

.

“Violência de Género” é o tema da exposição fotodocumental que está patente, até ao próximo dia 16 de maio, na sala de leitura do município de Aljezur, que organiza esta mostra em colaboração com a Associação Lusófona para o Desenvolvimento do Conhecimento.

No último dia da exposição está marcada uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Aspetos Psicológicos e Sociológicos da Violência do Género”.

Descentralizando pelas freguesias do concelho estes eventos, em agosto, na junta de freguesia do Rogil irá ser apresentada a exposição fotodocumental “Tráfico de Seres Humanos” e, em setembro, na galeria de exposições temporárias da junta de freguesia de Odeceixe levar-se-á a efeito uma ação de sensibilização subordinada ao tema “A Saúde no Género”.

- Publicidade -

Para outubro, no Espaço +, está ainda marcada a realização de uma ação de sensibilização cujo tema é “Géneros e Papeis Sociais”.

Violência de género: o que é?

Qualquer ação que faça uso da força ou coação que pretenda promover ou perpetuar as relações desiguais de poder de subjugação de homens sobre mulheres pode ser chamada de violência de género.

Este tipo de violência assenta em padrões patriarcais, fundados em matrizes culturais, sociais ou religiosas, que atribuem à mulher uma condição de subordinação e de inferioridade face ao homem.

De acordo com as Estatísticas/Relatório Anual 2011, elaboradas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), 19 mulheres por dia foram vítimas de violência doméstica em Portugal, no ano passado. No total foram registados 15.724 crimes de violência doméstica contra as mulheres.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.