Aljezur convida público a apreciar tradição e gastronomia local

ouvir notícia

A gastronomia, a tradição e a cultura de Aljezur voltam a estar em destaque, de 30 de novembro a 2 de dezembro, em mais uma edição do Festival da Batata-Doce.

Mais de uma centena de expositores vão participar nesta edição do evento, que vai decorrer no Espaço Multiusos de Aljezur, com entrada livre e muita animação.

A organização, que é uma parceria da Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur com a autarquia local, revela que “a variedade da oferta gastronómica passará por quatro restaurantes e três tasquinhas”, mas também por “uma reforçada oferta de street food (comida de rua) e uma zona petisqueira na tenda exterior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais leve e descomprometida”.

- Publicidade -

A doçaria é outra das apostas deste festival, com vários expositores a apresentarem uma pastelaria variada de base da batata doce de Aljezur e chocolate com batata-doce, mas também licores, compotas, aguardentes, gelados, bebidas quentes e até cervejas artesanais de batata-doce de Aljezur.

A organização espera assim atrair milhares de visitantes neste fim de semana em Aljezur. “Para eles estará reservada a melhor batata-doce do país e do mundo, possuidora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur, que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita”, revelam os promotores.

“Momento de celebração da melhor batata-doce do mundo”

“A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido uma das preocupações da associação que, ao longo dos últimos anos, tem norteado a ação da mesma e do próprio município”, salientam os responsáveis, sublinhando que “este é o momento de celebração da melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas, a variedade ‘Lira’”.

Também por isso, a organização acentua que “este certame revela-se da maior importância para o concelho”, sendo que já se impôs como um grande festival gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região.

A animação também será constante, com destaque para a confeção ao vivo de receitas variadas, por conceituados chefes.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.