Aljezur: População desafiada a cantar temas de várias religiões

ouvir notícia

Igreja da Misericórdia de Aljezur
Igreja da Misericórdia de Aljezur

A Igreja da Misericórdia de Aljezur irá acolher o projeto “Corações ao alto”, uma experiência de canto e escuta, por Margarida Mestre, de 23 a 29 de maio.

Esta é uma iniciativa integrada no programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos 2016, produzida pela associação Tertúlia e que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur.

Segundo os promotores, “Corações ao alto” é um conjunto de peças vocais construídas originalmente a partir da experiência da escuta de celebrações religiosas que se praticam na cidade de Lisboa, com temas inspirados em várias religiões: cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e sufismo.

- Publicidade -

Margarida Mestre, a orientadora do coro, foi assistir a essas práticas e depois, com muito cuidado e sentido musical, irá construindo com o grupo de participantes (adultos, jovens e crianças do concelho de Aljezur ou concelhos limítrofes) a partitura musical que compõe a peça.

“De forma geral, não compreendemos as palavras, mas sentimos como o som das vozes se propaga harmoniosamente no espaço e cada tema desenha a essência e intenção de cada oração”, explica.

Assim, de 23 a 27 de maio irão decorrer os ensaios diários de som, escuta e canto, com a participação aberta à comunidade.

As apresentações ao público serão realizadas no sábado, dia 28 de maio, às 17h30, e no domingo, dia 29 de maio, às 11h30.

“Com esta peça pretende-se celebrar musicalmente um encontro de culturas que tem maior expressão nas suas práticas religiosas”, conclui a organização.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.