Allgarve Gourmet atrai milhares a Portimão

ouvir notícia

Vieiras salteadas com puré de funcho e maçã ou sopa gelada de figo preto com espuma de dom Rodrigo são exemplos das iguarias que o Allgarve Gourmet mostra em Portimão até sábado, um evento que está a superar o que a organização esperava.

“As expetativas estão a ser superadas em 300 por cento” e o festival está a ser um “sucesso” junto do público, afirmou à Lusa Bertílio Gomes, responsável pela área de gastronomia do programa Allgarve10 que promove o evento.

Hoje, no festival de gastronomia, que está a acontecer junto ao Museu Municipal de Portimão, outrora uma antiga fábrica de conservas, o jovem chef Alexandre Silva, 29 anos, vai confecionar ao vivo cinco pratos para os adeptos de sabores requintados mas tradicionais, como a sardinha ou o bacalhau.

- Publicidade -

Vieiras salteadas com puré de funcho e maçã, creme aveludado de aipo com água do mar e frutos do mar, sardinha marinada em água e vinagre com salada de tomate e cebolinho, bacalhau escalfado em azeite com puré de favas e coentrada de chouriço ou uma sopa gelada de figo preto com espuma de dom Rodrigo são as propostas que o cozinheiro traz ao Algarve.

Organizado pelo programa Allgarve10 e produzido pela Essência do Vinho, a iniciativa conta com a participação de cinco chefs ao longo dos oito dias do festival, tendo como palco a ex-fábrica de conservas, agora transformada em museu.

Naquele espaço está recriado um restaurante e lounge gourmet, zona de bar e de café e um mini-palco para sessões de música ao vivo.

“Temos tido uma enorme afluência de visitantes”, comentou o chefe Bertílio Gomes e coordenador do “Allgarve Gourmet, que termina dia 24 de julho.

O festival pretende consolidar o Algarve como destino gastronómico, promover os produtos nacionais e divulgar os novos valores nacionais, fomentando o turismo enogastronómico, mas também dar a conhecer produtos esquecidos e menos valorizados e receitas inovadoras com base no peixe e nas conservas do Algarve.

Integrado dentro do Museu de Portimão, o festival “dá a possibilidade de pegar num tema que tem sido muito mal explorado, desafiando os ‘chefs’ a criar degustações, pratos, mini doses, baseados na indústria conserveira”, destacou.

O Allgarve Gourmet está aberto das 19:00 às 24:00 e dá a oportunidade aos visitantes de interagir com os cozinheiros e assistir à preparação dos pratos, degustando posteriormente os acepipes.

A entrada no Allgarve Gourmet de Portimão varia entre os 10 euros (duas degustações, vinho, águas e café incluídos) e os 15 euros (quatro degustações, bebidas, vinho, águas e café incluídos).

Depois de Portimão, o Allgarve Gourmet irá decorrer em Olhão, entre 10 e 15 de agosto, e em Vilamoura (01 a 05 de setembro).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.