Almancil: Reposta peça roubada do monumento ao emigrante

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Loulé procedeu à reposição de uma das peças da escultura “Carimbo da Emigração”, em Almancil, que tinha sido alvo de furto. A escultura da autoria do artista belga Francis Tondeur volta, assim, a ficar completa e a embelezar a rotunda do Jardim das Comunidades.

Recorde-se que esta obra foi inaugurada a 7 de novembro de 2008, data em que se assinalou o 172.º aniversário da freguesia de Almancil. Considerado como um verdadeiro bilhete de identidade da freguesia, a emigração é representada nesta escultura por um carimbo. O artista encontrou neste elemento o símbolo de todos os obstáculos burocráticos que os emigrantes enfrentam quando entram num novo país.

Este monumento pretende homenagear não só aqueles que partiram desta terra rumo a vários cantos do mundo em busca de uma vida melhor, mas também as comunidades estrangeiras que encontraram em Almancil um local para (re)fazer a sua vida.

- Publicidade -

À volta do elemento central desta escultura em bronze encontram-se figuras humanas acompanhadas de malas de viagem para os quais o carimbo representa a monumental barreira do burocrático

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.