Almargem marca protesto contra intervenção na praia D. Ana em Lagos

ouvir notícia

.

A associação Almargem acaba de convocar um protesto para o próximo sábado, dia 18, às 15h00, junto à praia D. Ana, em Lagos, para exigir a suspensão imediata da intervenção em curso, que arrancou esta semana.

Segundo a Almargem, a intervenção de recarga artificial da praia de D. Ana, com a justificação de tornar mais seguras as praias do Algarve face ao risco de desabamento das arribas, é polémica.

“A consequência óbvia de tudo isto é a destruição da paisagem marítima ancestral e deslumbrante da praia de Dona Ana, razão principal para ter sido recentemente considerada a ‘praia mais bonita do mundo’ (revista Condé Nast Traveller) e a ‘melhor praia de Portugal’ (prémios TripAdvisor)”, adianta a associação em comunicado.

- Publicidade -

A Almargem diz mesmo que situações como esta “têm-se multiplicado nos últimos anos no Algarve (praias de Albufeira, Castelo, Senhora da Rocha, etc.)” e, por outro lado, a associação refere que “estas intervenções, por si só, não fazem desaparecer o risco para os banhistas que frequentam as praias de arribas instáveis”.

“Pode afirmar-se que, com ou sem realimentação artificial, todas as praias de arribas do Algarve, sobretudo as que estão sujeitas a um maior peso da ocupação urbana do bordo das falésias, continuarão a pôr em risco os seus utilizadores”, lê-se no comunicado.

Assim sendo, a associação defende que “a única solução adequada e honesta passa por manter uma ocupação parcial de cada praia independentemente do seu tamanho e da sua capacidade, delimitando no terreno, com vedações ligeiras de estacas e corda, a respectiva zona de risco”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.