Alta Mora: Festival das Amendoeiras em Flor foi um sucesso

ouvir notícia

A primeira edição do Festival das Amendoeiras em Flor, em Alta Mora, organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) e seus habitantes foi considerado um sucesso, enriquecendo o roteiro turístico da Região.


O Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres “Amendoeiras em Flor”, organizados pela ARCDAA há já 15 anos e que angariava cada vez um maior número de participantes. Assim, este ano, com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim, lançou-se o Festival das Amendoeiras em Flor, que se traduziu “numa grande estratégia de promoção e sensibilização para aqueles que são os valores e as tradições da serra algarvia, a sua força identitária e a inocência da autenticidade do território, bem como para um dos seus principais recursos endógenos, a amêndoa, tão apreciada na doçaria regional”- sublinha a autarquia em nota de imprensa.


Na sessão de abertura marcaram estiveram o presidente da ARCDAA, Valter Matias, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, e o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, cujos discursos se concentraram nas melhores formas de combate à desertificação e despovoamento do interior da serra algarvia.
Foram dois dias intensos e cheios de atividades, onde se destacaram os passeios pedestres, com mais de 1000 participantes, a confeção de uma torta de 40 metros, com 35kg de amêndoa, descascada e partida pelas gentes da terra durante 3 meses, e o workshop de plantação de 50 amendoeiras, que já farão parte da idílica paisagem mosqueada de rosa e branco da próxima edição do Festival. Esta iniciativa é também uma forma de incrementar o crescimento de mais plantações de amendoeiras, numa estratégia que procura rentabilizar as várias vertentes do produto, que pode passar pelas artes, desporto de natureza ou gastronomia.

- Publicidade -


Outra das grandes atrações do evento foi a Aldeia do Artesão, um espaço recuperado pelos moradores em que se recriaram antigas profissões e modos de vida do campo, com a participação dos artesãos do concelho.
A “aldeia esquecida” foi o centro das atenções durante este fim-de-semana, a prova viva de todo o potencial turístico, gastronómico, desportivo e cultural por explorar na serra algarvia. Todos os detalhes contribuíram para este resultado e também foram tidos em conta os valores ambientais, com particularidades como pratos biodegradáveis, copo único e reutilizável, carros elétricos para transporte durante o evento e uma decoração exímia, desde flores de amendoeira em materiais reciclados e crochê.

O Município de Castro Marim diz “esforçar-se por apoiar fortemente as iniciativas que emergem da sociedade civil, por garantirem o envolvimento da comunidade e assim fazerem a diferença num Festival com alma, capaz de se vir a afirmar um dos grandes eventos culturais da região”. Entre os diversos apoios do município, nomeadamente a nível logístico, um destaque para a disponibilização de transporte gratuito pelo Município de Castro Marim, através da iniciativa Linha Azul, um projeto da autarquia que procura aproximar a comunidade local e turística dos seus patrimónios e que foi integrada no UADITURS, aprovado no âmbito do programa INTERREG e cofinanciado a 75% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O I Festival das Amendoeiras em Flor contou ainda com parcerias da Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana e Associação Artística Satori e a colaboração da ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.