Aluna recebe menção honrosa na Olimpíada de Física

A equipa era constituída também por Jorge Costa, Afonso Bandeira, Benedita Machado e José Silva

ouvir notícia

A aluna Jinghao Ye, da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, recebeu uma menção honrosa na Olimpíada Internacional de Física, que decorreu entre os dias 10 e 18 de julho, em formato online, anunciou a Universidade de Coimbra.

A equipa de Jinghao Ye era constituída também por Jorge Costa, que conquistou uma medalha de bronze, Afonso Bandeira, Benedita Machado e José Silva, que receberam também menções honrosas.

A delegação portuguesa participou nesta prova através da internet, reunindo-se no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

- Publicidade -

“O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação”, explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A Olimpíada Internacional de Física envolveu a participação de 370 participantes de 76 países e os estudantes tiveram de analisar os resultados de simulações computacionais de quedas de graves e do comportamento de elementos eletrónicos não lineares.

Os alunos responderam ainda a várias perguntas teóricas, incluindo sobre a interação magnética entre ímanes, e sobre o transporte de calor no novo telescópio espacial James Webb.

O resultado dos portugueses “é muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho. A prova foi a mais complexa de sempre, com as notas mais baixas a nível global, e a nossa equipa ficou completamente premiada”, sublinha Rui Travasso.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física e com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.