Alunos das escolas de Castro Marim estão a aprender a ser tolerantes

ouvir notícia

As escolas do Agrupamento de Castro Marim estão a realizar várias ações visando a sensibilização da comunidade escolar para a temática da Tolerância, com a elaboração de vários materiais escolares alusivos e a realização de um festival internacional, que terá lugar no próximo ano letivo.

Desdobráveis informativos, marcadores de livros e ainda um painel, em folha de papel de cenário, que se encontra numa parede da Escola, onde os alunos podem colocar o seu conceito de tolerância e a sua opinião sobre o assunto, são alguns dos materiais ao serviço deste tema.

Existe também o “Cantinho da Tolerância” na entrada da Escola sede do Agrupamento, onde podemos observar um quadro com exposições de trabalhos realizados pelos alunos, que muda semanalmente, com informações sobre a Tolerância. Este apresenta notícias, esclarecimentos, curiosidades, ilustrações sobre a forma como cada um vê esta matéria e ainda alguns conselhos sobre “Como ser Tolerante”.

- Publicidade -

Este assunto tem sido tratado nas várias disciplinas, das mais diversas formas e expressões, estando já previsto o Festival da Tolerância, no Agrupamento de Escolas de Castro Marim, no próximo ano letivo, com a presença dos vários países participantes.

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim abraçou um Projeto Internacional de Erasmus +, cujo tema é a Tolerância, do qual fazem parte também a Turquia, a Lituânia, a Roménia e a Grécia, tendo como objetivo incutir nos jovens “valores voltados para a pluralidade e para o respeito das

diversidades e contribuir para a formação de cidadãos lúcidos, preparando-os para a aceitação de ideias divergentes das suas e para atuarem como cidadãos de um mundo cada vez mais multifacetado”.

“A educação, naturalmente, começa em casa, contudo, a escola é o primeiro ambiente no qual temos convivência social. Ela é importante, não apenas para o ensino das matérias das várias disciplinas, como também para a obtenção de noções básicas sobre diplomacia e respeito ao próximo”, justifica aquele Agrupamento, em nota de Imprensa.

Para os professores responsáveis, “ensinar a tolerância torna-se crucial e a Escola tem um papel fundamental no sentido de ajudar a construir uma cidadania mais tolerante, aberta às diferenças, pois não existe ensino de conteúdos sem transmissão de valores”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.