Álvaro Bautista vence segunda corrida de Superbike em Portimão

O piloto da Aruba.it Racing somou a terceira vitória em Portugal

ouvir notícia

O espanhol Álvaro Bautista (Ducati) somou a 12.ª vitória da temporada ao vencer no domingo, dia 9 de outubro, a segunda corrida no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) do Mundial de Superbike, e consolidou o primeiro lugar no campeonato de motociclismo de velocidade.

O piloto da Aruba.it Racing somou a terceira vitória em Portugal na nona ronda do Mundial, ao cumprir as 20 voltas ao circuito algarvio em 33.40,730 minutos, à média de 163,616 quilómetros/hora.

Bautista, atual líder do Mundial, saiu do terceiro lugar da grelha, assumindo o comando da prova à 10.ª volta, ao destronar o turco Tropak Razgatlioglu (Yamaha), vencedor da primeira corrida, no sábado, e da Superpole, no domingo.

- Publicidade -

Ambos os pilotos discutiram a liderança da corrida até à entrada para a penúltima volta, altura em que o espanhol se distanciou de Razgatlioglu, terminando com uma vantagem de mais de dois segundos sobre o turco.

O hexacampeão do mundo, o britânico Jonathan Rea (Kawasaki), que chegou a comandar a corrida e que se manteve na perseguição aos dois primeiros, terminou em terceiro, a 2,256 segundos do vencedor.

Com mais uma vitória no circuito algarvio – a segunda este ano em Portugal, depois da vitória em maio na primeira corrida no Estoril – Bautista reforçou a liderança do Mundial de pilotos, com 448 pontos, mais 56 pontos que o turco Tropak Razgatlioglu, segundo, com 392, e mais 83 do que Jonathan Rea, terceiro, com 366.

Em Supersport, o suíço Dominique Aegerter (Yamaha) venceu a segunda corrida, ao percorrer as 17 voltas ao circuito algarvio em 29.46,428 minutos.

O piloto italiano Raffaele de Rosa (Ducati) garantiu o segundo lugar, tendo o turco Can Oncu (Kawasaki) fechado o pódio.

Com esta vitória em Portimão, Aegerter que falhou o pódio na primeira corrida, no sábado, ganha pelo italiano Stefano Manzi (Triumph), reforçou a liderança do Mundial de pilotos, somando 374 pontos, seguido por Lorenzo Baldassarri, segundo, com 329, e Can Ocu (Kawasaki), terceiro, com 194.

Dinis Borges obtém melhor classificação entre os pilotos lusos

O português Dinis Borges (Kawasaki Ninja 400) obteve no domingo a melhor classificação entre os dois pilotos lusos, ao terminar no 17.º posto a segunda corrida de SuperSport300 do Mundial de Superbikes, em Portimão.

O piloto, de 17 anos, natural de Sintra, que no sábado concluiu a primeira corrida no 26.º posto, atrás do outro português Tomás Alonso, ambos ao volante de uma Kawasaki Ninja 400, terminou a prova de domingo a 5,565 segundos do vencedor.

Tomás Alonso, que no sábado terminou no 25.º posto, ficou no domingo a uma volta do vencedor, o italiano Mirko Gennai (Yamaha), que gastou 25.28,352 minutos para cumprir as 13 voltas, na distância total de 59,696 quilómetros ao circuito do Autódromo Internacional do Algarve, à média de 140,613 km/h.

Em declarações no final da corrida, Dinis Borges disse estar “satisfeito com a classificação alcançada, numa corrida muito complicada, com 20 pilotos a lutar pela vitória”.

“Depois de um fim de semana com bastantes complicações e dificuldades em encontrar o ritmo para fazer uma volta rápida, a corrida acabou por ser muito positiva e correr bastante bem”, apontou.

O piloto luso adiantou que “depois de muito trabalho entre sábado e hoje, foi conseguida uma boa afinação na mota, essencial para o resultado obtido”.

“Com a boa resposta da mota, dei tudo e fiz uma partida muito boa, o que permitiu passar vários pilotos e integrar o grupo da frente, mantendo-me na luta até ao fim”, sublinhou.

Dinis Borges admitiu que “apesar da classificação, fica com uma certa frustração por não ter alcançado o objetivo pretendido para as corridas em Portimão, que era ficar entre os 15 primeiros”.

“Não foi desta, mas pode ser que consiga para a próxima”, concluiu.

O espanhol Alvaro Diaz (Yamaha), que no sábado se sagrou campeão do Mundial de pilotos da categoria, conquistou na corrida de domingo a última da temporada, o segundo lugar do pódio que ficou fechado com o italiano Matteo Vannucci (Yamaha).

Corrida de SuperSport300 interrompida após acidente

A corrida de SuperSport300 do Mundial de Superbike em motociclismo foi interrompida no sábado na terceira volta, depois de um acidente que envolveu dois pilotos no circuito do Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

O acidente envolveu o espanhol Gonzalez Perez e o francês Victor Steeman, ambos em Kawasaki Ninja 400, que seguiam a meio do ‘pelotão’ liderado pelo alemão Dirk Geiger.

De acordo com a organização, o piloto francês sofreu politraumatismos e ferimentos na cabeça, tendo sido transportado de helicóptero para o Hospital de Faro.

Depois de ter sido mostrada a bandeira vermelha, a organização decidiu adiar as restantes 10 voltas que faltam cumprir ao cicuito algarvio para depois da corrida de SuperSport, prevista para as 15:15.

O acidente levou também ao adiamento da primeira corrida de Superbike, que tinha início marcado para as 14:00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.