AMAL aprova Plano de Recuperação Económica do Algarve

ouvir notícia

Os 16 Presidentes de Câmara da região aprovaram sexta-feira, em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, o Plano de Recuperação Económica do Algarve e uma estratégia regional de combate aos efeitos provocados pela COVID-19 na economia, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Com a implementação deste Plano pretende-se, “por um lado, utilizar o investimento público de forma a capacitar a região para responder à crise e prepará-la para o futuro, tornando-a mais coesa, competitiva, resiliente e sustentável; e, por outro, mobilizar investimento privado de forma a alavancar o potencial de crescimento e o dinamismo económico gerado pela componente pública”, afirma a associação de municípios em comunicado.

Dos vários itens do Plano, destaca-se um conjunto de investimentos – 33 Projetos Diferenciadores – para a região. Entre eles, estão a construção do Hospital Central Universitário do Algarve; o Desenvolvimento do Porto Comercial de Portimão; Faro Capital Europeia da Cultura; o Projeto ABC Loulé – Health Research Center; construção de uma infraestrutura de dessalinização da água do Mar e a Reabilitação e eletrificação da linha ferroviária do Algarve.

- Publicidade -

No Plano de Recuperação Económica do Algarve estão igualmente elencados vários Pacotes Temáticas, que agregam os projetos considerados relevantes para cada um dos municípios algarvios.

O documento agora aprovado – e cujo trabalho de preparação teve início no ano passado, em estreita colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve -, é entendido como orientador. O facto de não ser estanque permite que, ao longo do tempo, sejam feitos ajustes de acordo com as necessidades sentidas na região.

Recorde-se que, além deste Plano, a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, também enviou ao Governo, no âmbito da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os seus contributos com um levantamento das necessidades e intenções de investimentos propostas pelos Municípios do Algarve, de acordo com as prioridades fixadas pela União Europeia e por Portugal para o próximo período de programação (consultar em https://amal.pt/comunicacao/570-contributos-da-amal-para-o-plano-de-recuperacao-e-resiliencia).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.