AMAL avalia ação de 2021 e lança bases para intervenção em 2022

ouvir notícia

O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebeu, no dia 21 de dezembro, a reunião da Assembleia da AMAL. Esta é uma prática que o presidente daquele órgão, José Manuel Correia Águas da Cruz, pretende manter durante o mandato: descentralizar a realização destas sessões para os restantes municípios do Algarve. Recorde-se que a primeira, em que foram eleitos os novos elementos da Assembleia Intermunicipal, já tinha tido lugar no Teatro as Figuras, em Faro.

Cumprindo a ordem de trabalhos, foram inicialmente apresentadas, pelos Grupos Intermunicipais da CDU e PSD, três documentos para votação: uma Recomendação da CDU “Pelo reforço da capacidade do SNS” (reprovada com 49 votos contra, 5 a favor e 4 abstenções); uma Moção da CDU “Pelo fim das portagens na Via do Infante -10 anos depois a luta continua” (aprovada por maioria com 30 votos a favor e 27 abstenções) e uma Moção do PSD “Por uma legislatura ganha” (reprovada com 35 votos contra, 22 a favor e 1 abstenção).

Na reunião foi igualmente dado a conhecer o trabalho que a AMAL tem vindo a desenvolver na região e foram aprovados os principais documentos de gestão da AMAL para o próximo ano: as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Plano de Recrutamento e Mapa de Pessoal.

- Publicidade -

O presidente da AMAL, António Pina, prestou igualmente alguns esclarecimentos sobre questões levantadas pelos deputados, nomeadamente sobre a gestão dos 35 milhões de euros que a AMAL vai receber, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, para o período 2021-2025.

A verba servirá para reabilitar e otimizar as redes de abastecimento do território. O responsável pela Comunidade Intermunicipal do Algarve deixou a garantia de que, no próximo ano, serão debatidas e analisadas duas áreas que, por via do contexto pandémico, não foram trabalhadas em 2021, mas que são de primordial importância para a região: o Ordenamento do Território e a Regionalização e o seu modelo de gestão para o Algarve.

Prevê-se que a próxima reunião da Assembleia Intermunicipal se realize em abril de 2022.

A Moção apresentada pela CDU, e aprovada por maioria nesta Sessão, pode ser consultada em https://amal.pt/comunicacao/682-assembleia-intermunicipal-avalia-trabalho-realizado-em-2021-e-lanca-bases-para-intervencao-na-regiao-algarvia-em-2022.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.